Data: 24/06/2019 14:45 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

IMT levará robôs para preparar cafezinhos durante a FISPAL Tecnologia

Em parceria com a Nescafé Dolce Gusto, Mitsubishi e Boomera, a ideia é promover uma discussão sobre tecnologia, tomando um bom café


Crédito: Natalia Chaves Freitas

O Instituto Mauá de Tecnologia marcará presença na FISPAL Tecnologia 2019, que acontece de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo. Em parceria com as empresas Nescafé Dolce Gusto, Mitsubishi Electric e Boomera, a instituição criará em seu estande um ambiente, onde os convidados poderão se sentir à vontade para discutir sobre tecnologia, apreciando um bom café.

"Nosso objetivo é convidar os visitantes do evento para um café, enquanto identificamos oportunidades de melhorias nas operações de suas empresas. Pretendemos usar a tecnologia para convidá-los a planejar suas jornadas rumo ao futuro e dizer que podem contar com a Mauá nesse processo", afirma o prof. Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia.

O convidado poderá escolher entre as três opções de cápsulas que estarão disponíveis e, se permitir, ser fotografado. Após isso, um robô da Mitsubishi Electric de seis eixos, modelos RV-AFR, pegará a cápsula escolhida, colocará na máquina de café e acionará. Quando o café ficar pronto, um outro robô também da empresa, pegará o copo e colocará num equipamento que vai imprimir a fotografia do visitante na espuma, feita com insumos comestíveis. Por fim, a bebida será entregue para a pessoa degustar por um robô.

"Estamos muito felizes com a parceria da Mauá, que já vem de longa data. A feira é uma oportunidade valiosa para mostrarmos a qualidade e excelência de nossas soluções a um público extremamente qualificado. Esperamos que todos possam passar pelo estande e conferir de perto a tecnologia de ponta que oferecemos em conjunto", afirma Hélio Sugimura, gerente de Marketing da Mitsubishi Electric.

Todo processo levará em torno de quatro minutos e, ao final, o robô irá descartar a cápsula em um recipiente apropriado para posterior transformação em itens com valor agregado, utilizando a tecnologia desenvolvida pela Boomera. "A nossa ideia é mostrar para o consumidor o que acontece desde o momento que ele descarta a cápsula em um ponto de coleta da Nescafé Dolce Gusto, até ela chegar na Boomera e ser reciclada, transformando-se em um novo produto. É a junção do café, com a tecnologia e a sustentabilidade", destacou Gustavo Fonseca, responsável pela conta da Nescafé Dolce Gusto na Boomera.

Segundo Tiago Buischi, gerente sênior de Marketing da Nescafé Dolce Gusto, a marca tem um DNA focado em inovação e tecnologia. "Apoiar esse tipo de iniciativa faz parte do nosso negócio. Investimos em tecnologia também para a reciclagem das cápsulas e nos próximos meses lançaremos um coletor de cápsulas usadas que dará pontos para o consumidor em nosso site, e esses pontos poderão ser trocados por produtos", afirma.

Para o prof. Cabral, a expectativa da Mauá em relação à participação na FISPAL Tecnologia é grande, porque a ideia é mostrar que é possível usar a tecnologia para aumentar a competitividade sem deixar de entender que todos (empresas e pessoas), são usuários dessas tecnologias. "Para cada empresa é possível estabelecer um caminho, uma jornada, que não necessariamente exigirá investimentos vultuosos. Os primeiros passos são simples e a Mauá, como uma das instituições pioneiras na implantação do pensamento 4.0, pode auxiliar nesse caminho e ajudar a atingir, no futuro, o estágio 4.0", destaca o professor.

SERVIÇO

FISPAL TECNOLOGIA 2019

Data: 25 a 28 de junho

Horário: 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: KM1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda

Informações: www.fispaltecnologia.com.br/pt/a-feira.html

Comente aqui