Data: 22/04/2013 17:53 / Autor: Erik Oliveira / Fonte: PMSCS

Hospital de Olhos e Centro de Oncologia atendem sancaetanenses


Hospital de Olhos e Centro de Oncologia atendem sancaetanenses
Hospital de Olhos e Centro de Oncologia atendem sancaetanenses

Crédito: Alexandre Yort/PMSCS

O complexo de Saúde formado pelo Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares e o Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves (Unidade de Tratamento ao Câncer) da Prefeitura de São Caetano do Sul, localizado na esquina da Avenida Vital Brasil Filho com a Rua Peri (Bairro Oswaldo Cruz), completa um ano de funcionamento esta semana. E, para marcar a data, o pessoal do Hospital de Olhos fará um rápido café da manhã interno, denominado Um Novo Olhar Para Saúde, para não interferir no atendimento da unidade, na manhã desta quinta-feira (25/4), a partir das 8 horas.

Oftalmologia – O Hospital de Olhos sancaetanense, coordenado pela médica Sandra Maria Canelas Beer, conta com infraestrutura composta por consultórios e centro de diagnósticos. No espaço, são realizados biometria, microscopia, campo visual, retinografia, ultrassonografia ocular e fotocoagulação a laser. Conta com uma equipe de 18 médicos, entre eles especialistas em glaucoma, retina, catarata, estrabismo e córnea; três funcionários no setor de enfermagem; e oito na parte administrativa.

Em um ano de funcionamento, a unidade de tratamento de casos oftalmológicos atendeu cerca de 20 mil pacientes – entretanto, antes de chegar ao Hospital de Olhos, o paciente deve necessariamente passar por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que sejam feitos análises e encaminhamentos.

Oncologia – Coordenado pelo médico Valter Oliveira Filho, o Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves conta com uma equipe de quatro oncologistas, dois assistentes sociais, uma psicóloga, duas enfermeiras e duas recepcionistas. Em um ano de atividade, o pessoal que atua na unidade promoveu 3.149 atendimentos.

Já o Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, que tem a coordenação do médico Teobaldo Antonio Carvalho, trabalha com uma equipe de sete funcionários. Na unidade, é coletado sangue dos doadores para o banco de sangue de São Caetano.

Comente aqui