Data: 24/11/2021 16:00 / Autor: Gisele Lopes / Fonte: PMSCS

Hemocentro de São Caetano reforça pedido para novas doações

A ajuda de um único doador pode salvar até quatro pessoas que necessitam de sangue em cirurgias e tratamentos.


No Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemocentro de São Caetano reforça pedido para novas doações
No Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemocentro de São Caetano reforça pedido para novas doações

Crédito: Eric Romero/PMSCS

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado amanhã (25), data criada para sensibilizar novos doadores e homenagear aqueles que ajudam a salvar milhares de vidas, o Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, de São Caetano do Sul, receberá os doadores no espaço especialmente decorado e com distribuição de brindes.

No último mês o espaço sofreu queda de 40% no estoque de bolsas e os níveis estão abaixo do esperado, tornando-se insuficientes para atender à demanda dos hospitais.  Por esse motivo, a Prefeitura convida a população para que compareça ao local (Rua Peri, 361, 1º andar - Bairro Santa Paula), de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h, para reverter esse quadro. A ajuda de um único doador pode salvar até quatro pessoas que necessitam de sangue em cirurgias e tratamentos.

Toda campanha de doação de sangue deve ser agendada com antecedência. Conforme nota técnica do Ministério da Saúde serão considerados inaptos para doação candidatos que foram infectados pela covid-19 por 30 dias após a completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas positivas pelo vírus estão inaptos por 15 dias. Quem se vacinou com a Coronavac precisa aguardar 48 horas para fazer a doação e as demais vacinas, sete dias.

DOCUMENTAÇÃO

Para doar sangue, a pessoa deve portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação); ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos); pesar acima de 50 Kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentada, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

Quem fez tatuagem há mais de 1 ano ou possui diabetes Tipo II, sem uso de insulina, também pode doar. Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 1 ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de um ano. O Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma fica na rua Peri, 361, no Bairro Santa Paula. A coleta é realizada de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h. Informações pelo telefone 4227-1083. Instalando o app da Colsan é possível agendar data e horário para fazer a doação.

Comente aqui