Data: 03/04/2013 17:39 / Autor: Mayara Zonzini / Fonte: PMSCS

Fundo Social comemora sucesso na primeira semana de aulas

Cursos Profissionalizantes conquistam os alunos


Aulas oferecidas são nas áreas da gastronomia, artesanato e estética
Aulas oferecidas são nas áreas da gastronomia, artesanato e estética

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

Apenas no primeiro semestre de 2013, cerca de 900 inscrições foram realizadas para os mais de 60 cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul. “É extremamente gratificante ver a casa cheia”, vibra a presidente da instituição, Graça Pinheiro. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (01/04), em áreas como gastronomia, artesanato e estética.

 “No primeiro dia já podemos ver o resultado dos trabalhos desenvolvidos”, conta Marta Terra, professora da oficina de Flores e Fitas. “É possível transformar o conteúdo do curso em oportunidade para uma renda extra ou, até mesmo, a independência financeira”.

Para as alunas, o curso vai além da profissionalização. “É um momento para fazer novas amizades, interagir e trocar experiências com as colegas de sala”, comenta Solange Aparecida Cianvarani, dona de casa e artesã. “Busquei o Fundo Social porque precisava fazer algo prazeroso e produtivo. Dessa forma, pude unir terapia com aprendizado”, revela Maísa Batista, frequentadora da turma de Mandioca – Processo Artesanal. “Gosto de lidar com massas e, envolvida em uma área de interesse, esqueço os meus problemas e até diminuo os medicamentos que tomo para um tratamento médico”.

Com um discurso emocionado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, recebeu os alunos. “As portas estão abertas para que todos possam se tornar profissionais qualificados e conseguir um bom emprego. Nada na vida é difícil quando temos disposição para lutar. Insistam”. Na ocasião, Graça anunciou que, em breve, o Fundo Social ampliará a oferta de cursos para algumas igrejas da cidade. “Essa é uma maneira de poder contemplar mais pessoas com a profissionalização”.

As salas de aula receberam, recentemente, novos equipamentos e materiais. “Nossos alunos têm uma boa infraestrutura para o trabalho. No caso da oficina de manicure, por exemplo, cada pessoa receberá um kit com os instrumentos necessários para dar início aos atendimentos de forma profissional”, antecipa a presidente.

Cursos – Segundo a instituição, a grade de cursos para o segundo semestre está em processo de desenvolvimento. A previsão é para que as novas aulas tenham início no mês de agosto.

Cursos podem ser fonte de renda a alunos
Cursos podem ser fonte de renda a alunos

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

Comente aqui