Data: 22/04/2013 10:55 / Autor: Vanusa Nascimento / Fonte: PMSCS

Fundação Pró-Memória celebra Dia do Livro com projeto Letras da Imaginação


 

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, em parceria com a Academia de Letras da Grande São Paulo, a Biblioteca Municipal Paul Harris e a Academia Popular de Letras, promove o projeto Letras da Imaginação, nesta terça-feira, dia 23 de abril, na sede da instituição (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula), a partir das 19h.

A data foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1996, no aniversário de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes. O Letras da Imaginação visa promover a cultura literária e livresca em São Caetano do Sul e no ABC paulista, integrando diversas atividades de arte constituídas pelo objeto livro. A criação artística do projeto envolve uma instalação que formará uma grande cascata de livros e enciclopédias no hall do prédio, integrando os quatros equipamentos culturais.

O evento contará ainda com a presença de escritores da região, para autógrafos e lançamentos de diversas obras, além de um sarau literário, com a participação de membros convidados da Academia de Letras da Grande São Paulo, como Gioconda Labecca, presidente da instituição, e José Roberto Espíndola Xavier, vice-presidente, e da Academia Popular de Letras, entre eles, Aristides Theodoro, Edson Bueno de Camargo, Filadelfo Pereira de Souza, Filomena Novi, Gilberto Tadeu de Lima, Hildebrando Pafundi, Iracema M. Regis, Lourdes De Vita, Lygia Ungaretti Paleo Konno, Marcelo Smeets, Mariza Lima Gonçalves, Rosana Banharoli, Sérgio Ballaminut e Tina Simão

O artista Renato Brancatelli fará uma montagem com livros-objetos, criados em 1984, e que fazem parte da sua coleção pessoal. A composição cenográfica com os livros-relicários ficará exposta para apreciadores da leitura e serão direcionados à contemplação e ao estímulo visual da imaginação, tendo como tema as quatro estações do ano.

O evento também vai proporcionar ao público e à comunidade, troca de livros, incentivando a prática da leitura. Mais informações sobre o projeto Letras da Imaginação, podem ser obtidas na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4223-4780.

Comente aqui