Data: 10/03/2020 14:06 / Autor: Redação / Fonte: Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Fundação das Artes amplia estrutura com inauguração de segunda unidade

O novo equipamento irá receber turmas dos cursos regulares, técnicos e de formação continuada, bem como novos programas artístico-pedagógicos


Fundação das Artes amplia estrutura com inauguração de segunda unidade
Fundação das Artes amplia estrutura com inauguração de segunda unidade

Crédito: Letícia Teixeira

Centro de excelência na formação de artistas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul não para de crescer. Neste primeiro semestre de 2020, a Instituição irá contar com uma segunda unidade, um amplo espaço de formação cultural e artística.

Localizado no bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, o novo equipamento surgiu da necessidade de expansão dos serviços e da implementação de novos programas educativos na área cultural. A Fundação das Artes, em 51 anos de trajetória ininterrupta, está consolidada como um dos patrimônios culturais do ABC Paulista. A ampliação da sua estrutura física reforça sua missão como polo irradiador de cultura.

Além de turmas dos cursos regulares da Instituição, serão alocados na segunda unidade os cursos desenvolvidos em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Formação Inicial e Continuada (FIC) e Mediotec, e ainda novos programas artístico-pedagógicos em fase de implementação.

O edifício-sede “Milton Andrade” localizado na rua Visconde de Inhaúma, 730, no bairro Oswaldo Cruz, permanece em atividade, com cursos regulares e técnicos reconhecidos em todo o Brasil na formação de artistas.

ESTRUTURA

O prédio que irá abrigar a segunda unidade da Fundação das Artes conta com mais de dois mil m2 de área útil dispostos em quatro pisos. Ao todo, são 24 salas multidisciplinares para aulas coletivas, teóricas e práticas, além de espaço expositivo, laboratório para apresentações e salas de uso administrativo.

A unidade obedece aos padrões de acessibilidade física, com elevador, piso tátil para deficientes visuais, banheiros adaptados e rampa na entrada principal. As salas de aula – que chegam a ter 73m2 – são bem iluminadas, arejadas e equipadas de acordo com as necessidades específicas de práticas corporais, artes visuais e manualidades, tendo amplos espaços para estudo, ensaios e aulas.

O pavimento térreo conta com um espaço de múltiplo uso e capacidade para 100 lugares, direcionado a espetáculos teatrais, de dança, recitais, apresentações, palestras, masterclasses, workshops, entre outros, além de uma área expositiva no saguão: com estrutura para mostras de fotografia, artes visuais e registros das atividades pedagógicas e artísticas de alunos, professores e convidados.

DISSEMINANDO CULTURA

Além das aulas regulares, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul mantém grupos e organismos de práticas artísticas que movimentam a cena artística de toda a região com festivais, shows, concertos e mostras, dentre outras atividades, contribuindo para a disseminação da cultura. De 1999 até 2020 já passaram pela FASCS cerca de 62 mil alunos.

Comente aqui