Data: 12/11/2019 14:38 / Autor: Mayra Monteiro / Fonte: PMSCS

Formatura da UniMais reúne mais de 160 alunos em São Caetano

O Teatro Paulo Machado de Carvalho foi palco segunda-feira (11/11) da emocionante formatura dos 164 alunos da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade) de São Caetano


Formatura da UniMais reúne mais de 160 alunos em São Caetano
Formatura da UniMais reúne mais de 160 alunos em São Caetano

Crédito: Letícia Teixeira/PMSCS

Segundo explicou a coordenadora de Políticas Gerontológicas da Prefeitura, Lucila Lorenzini, o objetivo do programa, vertente do Profamília para munícipes com mais de 50 anos, é integrar a pessoa idosa na comunidade acadêmica, conscientizar da importância do papel na sociedade como elemento gerador de equilíbrio social, possibilitar ao idoso aprofundar o conhecimento em alguma área de interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os alunos como forma de enriquecimento e valorização da vida.

“A UniMais é fundamental para o idoso sentir-se situado no contexto em que vive e conscientizar-se de que pode ser um sujeito ativo e participativo. Dessa forma, tem mais possibilidades de exercer a cidadania”, resumiu Lucila. “Programas como esse contribuem com o bem estar e possibilitam, continuamente, com a atualização dos conhecimentos.”

Nos últimos dois anos, as aulas realizadas em parceria entre a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) e a USCS (Universidade de São Caetano do Sul) abordaram temas nas áreas de Administração e Finanças, Comportamento Social, Corpo e Movimento, Arte e Cultura, Expressão e Cidadania, Tecnologia da Informação, Educação para a Saúde, Geografia e História, Comunicação e Expressão.

Em nome dos formandos, a aluna Maria Rosa Rodrigues agradeceu ao prefeito José Auricchio Júnior pelas políticas públicas voltadas aos idosos oferecidas pela Prefeitura de São Caetano. “Obrigada por nos proporcionar esses momentos e pelo olhar especial para a questão da qualidade vida da terceira idade. A cidade cuida do idoso com carinho e respeito”, disse.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar bons momentos, diversão e experiências e, hoje, celebramos o fim de um ciclo. Saímos com mais aprendizados e conectados, graças às aulas de informática, por exemplo, que nos deixaram mais antenados do que nunca”, destacou.

Criada em 2007, a UniMais já somou mais de 1500 participantes.

INSCRIÇÕES

Quem quiser participar da UniMais pode ingressar nas turmas de 2020. Interessados devem comparecer pessoalmente na Comtid, localizada na Rua Rafael Corrêa Sampaio, 600, Bairro Santa Paula, das 8h às 17h, até o dia 13 de dezembro. Mais informações pelo telefone 4233-7557.

As aulas serão realizadas semanalmente, terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, por dois anos, na USCS Barcelona (Avenida Goiás, 3.400, Bairro Barcelona). Serão disponibilizadas 120 vagas para o curso, que é gratuito.

No ato da inscrição é necessário apresentar cópia e original do RG, CPF, 1 foto 3x4 recente, carteirinha do CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação), comprovante de residência atualizado e no nome do interessado (caso esteja em nome do cônjuge, apresentar a certidão de casamento; se não tiver nenhum comprovante de residência em seu nome, deverá apresentar a declaração de residência da imobiliária ou proprietário do imóvel com firma reconhecida) e Cartão São Caetano (na ausência deste, o candidato terá o prazo para apresentação).

Crédito: Letícia Teixeira/PMSCS

Comente aqui