Data: 31/07/2015 14:38 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

Festival celebra 40 anos do falecimento de Eugênio Kusnet

Secretaria de Cultura de São Caetano, Fundação das Artes e Sesc São Caetano apresentam o Cena de Teatro 2015


Cena de Teatro 2015 terá encenação de 1 Gaivota – É Impossível Viver Sem Teatro
Cena de Teatro 2015 terá encenação de 1 Gaivota – É Impossível Viver Sem Teatro

Crédito: Ligia Jardim

O projeto Cena de Teatro 2015, festival anual de teatro de São Caetano do Sul, com realização do Sesc, em parceria com a Fundação da Artes, e apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, reúne em sua programação espetáculos, bate-papos e oficinas. As atividades iniciam neste sábado (1/8), com a apresentação da peça 1 Gaivota – É Impossível Viver Sem Teatro, e se estende até 9 de agosto, na Unidade do Sesc São Caetano, Fundação das Artes (FASCS) e Teatro Santos Dumont – programação completa abaixo.

Ao longo de suas 15 edições, o evento se consolidou como importante momento para a difusão, pesquisa e incremento à produção teatral contemporânea. Nesta edição, que marca 40 anos do falecimento de Eugênio Kusnet (diretor, ator e professor de teatro russo, que muito contribuiu para as Artes Dramáticas no Brasil), o projeto relembra o período o profissional atuou como professor e como influenciou o trabalho de muitos atores e Companhias Teatrais.

PROJETO – O Cena de Teatro foi criado em 2000, com a finalidade de configurar-se como um espaço complementar à formação em teatro, bem como oferecer à comunidade a reflexão acerca do fenômeno teatral na atualidade. Mais informações podem ser obtidas no Sesc São Caetano, pelo número 4223-8800.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
1 GAIVOTA - É impossível viver sem teatro
Dia 1/8 (sábado), às 20 horas | Teatro Santos Dumont.
Grátis: Retirada de ingressos na bilheteria com 1h de antecedência. Sujeito à disponibilidade de ingressos.
Classificação indicativa: 16 anos
O clássico russo, de 1895, escrito por Anton Tchekhov ganha versão de Nelson Baskerville. Classificada pelo autor como comédia em 4 atos, a encenação transporta a ação para uma fazenda em Campos do Jordão, onde os proprietários em dificuldades financeiras divertem-se, amam, bebem e machucam-se. No palco, ora personagens, ora atores, lançam a pergunta: é impossível viver sem teatro?

BATE-PAPOS
COMO SEGUIR SEM O MESTRE - Com Célia Luca e Carminha Fávero
Dia 4/8 (terça), às 19h30 | Sesc São Caetano
Grátis | Livre
Célia Luca e Fernando Limoeiro participavam da construção do espetáculo Oxente Roni Xinaidi, que tinha como objetivo finalizar o processo de aprendizado da turma em 1976. Eugenio faleceu antes, porém, a turma, conjuntamente com Beto Silveira e Carminha Fávero, seguiu a finalização do espetáculo, a partir das proposições do Mestre Eugênio.

ATOR E MÉTODO – UMA EXPERIÊNCIA - com Carminha Fávero e Beto Silveira
Dia 5/8 (quarta), às 19h30 | Sesc São Caetano
Grátis | Livre
Carminha Fávero e Beto Silveira participaram ativamente dos experimentos que geraram o livro Ator e Método, de Eugênio Kusnet. Beto Silveira, renomado diretor de teatro e televisão, na época foi assistente de Eugenio Kusnet. Carminha foi uma das organizadoras dos documentos e escritos de Kusnet que geraram a finalização do livro.

ATOR ESTRANHAMENTO – BRECH E STANISLAVSK, SEGUNDO KUSNET - com Eraldo Pêra Rizzo
Dia 6/8 (quinta), às 19h30 | Fundação das Artes
Grátis | Livre
O teatro do século XX beneficiou-se do pensamento de dois mestres universais, Stanislavski e Brecht. No Brasil, um terceiro mestre, Eugênio Kusnet, profundo conhecedor da teoria stanislavskiana e talentoso praticante do estranhamento ou distanciamento brechtiano, buscou a síntese desses métodos com a criatividade que lhe era própria. Discípulo e ator de Kusnet, homem de teatro em tempo integral e pela vida inteira, Eraldo Rizzo, conta essa fascinante experiência, fonte de ensinamentos fundamentais para a arte da interpretação.

EUGENIO EM OFICINA - com Renato Borghi
Dia 7/8 (sexta), às 19h30 | Sesc São Caetano
Livre
Renato Borghi relata sua experiência com Eugênio Kusnet no período em que ele participa primeiramente como preparador de elenco e em seguida como ator do Teatro Oficina.

OFICINAS
O ATOR NA CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO "1 GAIVOTA - É IMPOSSÍVEL VIVER SEM TEATRO" - com Nelson Baskerville
Dia 1/8 (sábado), às 10 horas | Sesc São Caetano
20 vagas
Para o diretor Nelson Baskerville, o ator nunca deve colocar fora de si o acerto ou erro do espetáculo, porque ele é o espetáculo. A peça em si é uma comunhão de todos os envolvidos e o espetáculo é a resultante de cada conversa, cada pequeno gesto e da opinião que cada um tem sobre o tema a se desenvolver. A oficina pretende conscientizar a importância do ator, através das técnicas empregadas na construção do espetáculo 1 Gaivota - É impossível viver sem teatro.

A PRÁTICA DO LIVRO - EUGÊNIO KUSNET DO ATOR AO PROFESSOR - com Ney Piacentini
Dias 8 e 9/8 (sábado e domingo), às 10 horas | Sesc São Caetano e Fundação das Artes
20 vagas
Oficina irá trabalhar na prática os ensinamentos de Eugênio Kusnet.

Comente aqui