São Caetano Cultura

FASCS e Sesc realizam tradicional Festival Cena de Teatro de São Caetano

Evento online ocorrerá entre os dias 4 e 9 de outubro

  • Data: 28/09/2021 11:09
  • Alterado: 28/09/2021 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: FASCS
FASCS e Sesc realizam tradicional Festival Cena de Teatro de São Caetano

Crédito:

O Festival Cena de Teatro de São Caetano do Sul, evento anual promovido pela Fundação das Artes em parceria com o Sesc, trará, de 4 a 9 de outubro, uma programação intensa de espetáculos, palestras e oficinas para compartilhar e refletir o Teatro, tendo o “agora” como farol para aprimorar saberes, olhares e técnicas. Na edição de 2021, o tema “Lugar de Escuta” celebrará a visibilidade de diversos grupos que compõem o cenário artístico, com espetáculos que colocam luz sobre o assunto e com a presença de artistas mulheres transexuais e homens trans.

A programação contará com a transmissão ao vivo de espetáculos com essa temática pelo canal do Youtube do Sesc e uma série de bate-papos online, com artistas que buscam fortalecer e ampliar os espaços de homens e mulheres no Teatro. 

O público do Festival poderá acompanhar, no dia 4, um fragmento do espetáculo teatral “Ser José Leonilson”, uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia do ator e artista visual Laerte Késsimos. A obra foi elaborada a partir de depoimentos (artísticos e biográficos) do artista plástico brasileiro e registros sonoros feitos pelo próprio Laerte, que participará de uma bate-papo com os espectadores após a exibição.

Já o fragmento do espetáculo “Homens Pink, a Performance”, que será apresentado no dia 7, é uma performance documental solo do artista e diretor Renato Turnes, que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes. O orgulho de existir é festejado em fragmentos épicos que revivem espectros narrativos através de histórias, fotos, vídeos e objetos que reelaboram a experiência coletiva de corpos dissidentes. Após a sessão, Turnes conversará com o público via Zoom.

O Festival trará ainda uma série de diálogos com os artistas, como por exemplo o debate “Aproximações pedagógicas”, no dia 6, que reunirá representantes da Escola de Teatro da Fundação das Artes e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAD/UFRGS).

Voltada a artistas cisgêneros e/ou não pertencentes à esta comunidade, justamente para expandir a discussão, a oficina “Personagem LGBTQ+ Novas Representações e Representatividade”, encerrará as atividades do Festival nos dias 8 e 9. A atividade será realizada por Daniel Veiga, homem trans e preto, roteirista, dramaturgo, ator e diretor.

Criado em 2000, o Festival tem propiciado, nos últimos anos, a oportunidade de reflexão sobre o espaço das mulheres, de artistas negras e negros e dos coletivos que impulsionam o fazer teatral. “O Festival Cena de Teatro é tradicional no calendário cultural da cidade, uma importante iniciativa da Escola de Teatro da Fundação das Artes em parceria com o Sesc, que busca aproximar a sociedade das artes e trazer temas relevantes para reflexão”, afirmou a diretora-geral da Fundação, Ana Paula Demambro.

“Nesta edição, o Festival de Teatro propõe uma abordagem sob o olhar daqueles que, muitas vezes, são marginalizados e encontram nas artes cênicas uma importante forma de expressão. Mantemos sempre a escuta aberta a todos os públicos que compõem o universo criativo”, afirma a coordenadora da Escola de Teatro da Fundação, Vanessa Senatori.

Programação

4 de outubro (segunda-feira)

20h – Fragmento de “Ser José Leonilson” – Youtube Sesc São Caetano

20h20 – Bate-papo com Laerte Késsimos – via Zoom

5 de outubro (terça-feira)

Bate-papo com Daniel Veiga – via Zoom

6 de outubro (quarta-feira)

20h – Interações Pedagógicas

George Vilches, Robson Ferraz, Luciana Éboli e Ian Habib – via Zoom

7 de outubro (quinta-feira)

20h – Fragmento de “Homens Pink, a Performance” – Youtube Sesc São Caetano

20h20 – Bate-papo com Renato Turnes (Cia La Vaca) – via Zoom

8 de outubro (sexta-feira)

20h – Bate-papo – Novas Curadorias repensar a cena – Márcia Zanelatto e Kil Abreu – via Zoom

Oficina com Daniel Veiga: Personagem LGBTQ+ Novas Representações e Representatividade

Via Zoom

Dia 8 (sexta-feira) – das 19h às 21h

Dia 9 (sábado) – das 11h às 13h e das 15h às 17h (é necessário participar dos três encontros)

 Serviço

Festival Cena de Teatro 2021 “Lugar de Escuta”

Realização: Fundação das Artes e Sesc São Caetano

Data: 4 a 9 de outubro de 2021, diversos horários (consulte a programação em http://fascs.com.br/cenadeteatro2021/programa-cenadeteatro.pdf)

14 anos

Evento gratuito

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 28/09/2021 11:09
  • Alterado: 28/09/2021 11:09
  • Redação
  • FASCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados