Data: 29/06/2016 17:36 / Autor: Alexandre Costa / Fonte: PMSCS

Estudantes de São Caetano dizem não às drogas e à violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), , formou nesta segunda e terça-feira (27 e 28/6) mais 945 alunos da rede pública e particular de ensino


Proerd já formou mais de 30 mil crianças em São Caetano
Proerd já formou mais de 30 mil crianças em São Caetano

Crédito: Karim Kahn

As concorridas cerimônias de formatura foram realizadas no Teatro Paulo Machado de Carvalho, com uma grande presença de pais, familiares e educadores.

Desde sua implantação em São Caetano, no ano de 1997, promovido pela Polícia Militar em São Caetano do Sul com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 30.000 jovens foram formados nos cursos do Proerd. No primeiro semestre de 2016, 13 escolas municipais e particulares receberam orientações sobre danos físicos e morais causados pelo uso de drogas e os prejuízos psicológicos e neurológicos que o vício provoca. O problema do bullying nas escolas foi outro assunto tratado no curso da Polícia Militar.

“Celebrar a formatura do Proerd é celebrar a vida, o cuidado e o empenho que esta administração tem em proteger e orientar nossas crianças”, destacou a secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, que representou o prefeito Paulo Pinheiro. “Esse programa de prevenção faz o diferencial em nossas escolas, pois mostra a todas as crianças o quão nocivas as drogas podem ser na vida de cada um, lembrando que além de atingirem o usuário, acabam provocando grande sofrimento para toda a família do envolvido.”

O comandante da Polícia Militar no Grande ABC, Marcelo Cortez Ramos de Paula, prestigiou a formatura e deu um recado para as crianças de São Caetano. “Às vezes temos dúvidas sobre o que é certo e errado. Quando isso acontece, vocês devem perguntar a si mesmos: qual dos dois caminhos eu posso contar para meus pais, meus amigos, minha professora, para o policial militar? O caminho certo será sempre aquele que você pode contar para as pessoas que você ama e que também te amam.”

As orientações do Proerd ficaram a cargo do cabo Noel e do soldado Pereira, que foram muito festejados pelos estudantes na formatura. A cerimônia teve momentos de emoção, como quando os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leandro Klein apresentaram em Libras a música “De Janeiro a Janeiro”, de Roberta Campos. Outro destaque da formatura foi a leitura das melhores redações pelos próprios estudantes.

O evento de encerramento do curso do Proerd em São Caetano contou ainda com a participação do mágico Barbarossa e do cantor e contador de histórias Gesiel de Oliveira. Após o tradicional juramento do programa, no qual as crianças se comprometem a ficar longe das drogas e da violência, o mascote do Proerd fez a festa com os formandos no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Participaram do Proerd no primeiro semestre deste ano as EMEFs Anacleto Campanella, Olyntho Voltarelli Filho, Ângelo Raphael Pellegrino, Dom Benedito Paulo Alves de Souza, Prof. Rosalvito Cobra, Prof. Décio Machado Gaia e Leandro Klein, a Escola Municipal de Ensino (EME) Prof.ª Alcina Dantas Feijão e os colégios Eduardo Gomes, Sagrada Família, Adventista, Castelo e Liceu Di Thiene.

Comente aqui