Data: 24/06/2022 14:01 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Espaço de Brincar do Sesc São Caetano se prepara para receber crianças na 1ª infância

Programação de férias despertará sensações em crianças de 0 a 6 anos


Programação de férias despertará sensações em crianças de 0 a 6 anos??
Programação de férias despertará sensações em crianças de 0 a 6 anos??

Crédito: Divulgação

Com propósito de valorizar o brincar como elemento fundamental da cultura da infância, o Sesc São Caetano recebe no mês de julho, diversas atividades para crianças de 0 a 6 anos no “Espaço de Brincar”.

Preparados para encontros que acontecerão por meio de interações lúdicas, as atividades buscam promover o convívio saudável entre gerações, oferecendo desafios e possibilitando a fruição do imaginário e da investigação nata da criança. As atividades são gratuitas e abertas ao público geral.

O Espaço Brincar é um programa baseado na educação não formal, na convivência e na cultura do brincar, mantém um olhar específico para o universo da criança de 0 a 6 anos de idade, acompanhada por seus responsáveis adultos. É aberto ao público e funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 17h30.

Atividades no Espaço de Brincar no mês de julho

Mediação Espaço de Brincar

com Andrea Rocha

sábados, das 9h30 às 17h30

Circuito exploratório e Roda de Cantigas

Com Cia Mia Gato

sábados, das 10h às 11h

Retirada de convites com 30min. de antecedência

Atividades direcionadas a bebês e crianças de 0 a 6 anos que estimulem o brincar entre adultos e crianças promovendo o brincar coletivo. Serão oferecidas atividades como Tapetes Lúdicos, Circuito Exploratório e Sensorial e Roda de Cantigas. A Cia Mia Gato trabalha sempre em processo de investigação, tendo experiência concreta com o desenvolvimento de atividades direcionadas ao público que frequenta o Espaço de Brincar. A Cia é coordenada por Ricardo Gama, Ator e Diretor Teatral por formação. Atuou por mais de 15 anos como arte -educador e formador de educadores pela PUC-SP e coordenador pedagógico nos programas PETI - Programa de erradicação do trabalho Infantil, em Diadema e Projeto Meninos e Meninas do Espaço Amigo, em Ribeirão Pires 

Brincando com os sentidos

Com Coletivo Foca

das 10h às 11h00 e das 15h às 16h00 

“Brincando com os sentidos” é uma atividade para a primeira infância e suas mães, pais e família, descobrirem juntos novas possibilidades de exploração do mundo. 

Coletivo Foca nasceu em 2019 com o objetivo de criar projetos de arte e educação especialmente voltados para os pequenos, buscando um olhar especial para cada fase da infância, com projetos especí?cos para as diferentes idades. O grupo é formado por artistas educadores que começaram a trabalhar juntos no teatro, mas que também têm formação e experiência em contação de histórias, filosofia, educação, artes manuais, cenografia e figurinos. Todas estas experiências foram somadas na criação de diferentes projetos, como oficinas de criatividade, ações lúdicas para a primeira infância, ambientações e mediação para espaços de brincar, entre outros. 

Dia 5/7, terça

Tato - caixa de sensações, tapetes e texturas

nesta atividade, adultos e crianças são convidados a descobrir diferentes texturas, com atividades como exploração de objetos, adivinhar texturas misteriosas, e exploração do tato através do espaço.

Dia 7/7, quinta

Audição - brincando com sons e músicas

vamos explorar este sentido com a pesquisa de sons corporais, vocais e com vários tipos de objetos que podem fazer sons. Cada família é convidada a brincar com sons e músicas. 

Dia 13/7, quarta

Visão - brincando com luzes, transparências e cores

para brincar com a visão, vamos explorar cores e luzes, com transparências, lanternas, sombras, lupas e outros recursos de estímulo visual.

Dia 15/7, sexta

Que pano é esse?

A partir de um único tipo de elemento – os tecidos – são criadas histórias, jogos, brincadeiras e experimentações de movimentos e pelo espaço. 

TATEAR, UMA VIVÊNCIA SENSORIAL

Com Cia. Alcina da Palavra 

das 10h às 11h e das 15h às 16h

Dia 19/7, terça

Dia 21/7, quinta

Dia 27/7, quarta

Dia 28/7, quinta

Dia 29/7, sexta 

A partir de elementos naturais, brinquedos não estruturados, sementes e outros elementos de jogo que remetem ao livre brincar com esses elementos naturais, como pedras, gravetos, folhas, grãos, raízes, cabaças, ervas, cestos as crianças poderão TATEAR e experimentar livremente essas texturas, cheiros e imaginação, com a simplicidade dos elementos e a riqueza que eles podem proporcionar. 

A atividade contará ainda com a instalação SEMENTES que oferece diferentes estímulos às crianças e funciona como um jogo artístico estimulando os sentidos vitais do tato, audição, movimento equilíbrio.

Cortejo Encanta Quintal

Com Andressa Nishiyama e Jac Oshima do A.girar

Dia 28/7, quinta, das 14h às 15h 

Em 2022, a confiança na força do brincar foi o tema que sustentou a Semana Mundial do Brincar. Mas será que temos proximidade com a brincadeira para confiarmos nela? Será que o brincar tem limite de idade, hora, lugar, e jeito certo de fazer? Até quando o nosso corpo se abre para o brincar? Para esses dias, e todos os outros, convidamos bebês, crianças e pessoas adultas a experimentarem o brincar como o exercício mais espontâneo que vive em nós, seres de todas as idades. -- Encanta Quintal é uma intervenção brincante-sorona inspirada na websérie "Léia encanta quintal", da artista Andressa Nishiyama. Nesse cortejo, a cultura popular brasileira e os brincares na natureza se encontram com muita música e histórias de quintais para acordar os olhos para a simplicidade do cotidiano e do mundo poético para crianças de todas as idades. "Léia encanta quintal é uma websérie infantil realizada por A.girar e contemplada com Lei Aldir Blanc em 2020.

SERVIÇO
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Recomendação etária: de 0 a 6
Ingressos: Grátis
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano

Comente aqui