São Caetano Educação

Escolas Estaduais de São Caetano do Sul recebem o projeto Muros Com Arte

Ação promove o grafite aos alunos da rede pública com desenhos sobre alimentação saudável

  • Data: 20/10/2021 11:10
  • Alterado: 20/10/2021 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Escolas Estaduais de São Caetano do Sul recebem o projeto Muros Com Arte

E.E. Prof.ª Maria da Conceição Moura Branco

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Em outubro, o Muros com Arte chegou à cidade de São Caetano do Sul trazendo grafite para três escolas estaduais escolhidas com os desenhos campeões, inspirados no tema “Alimentação Saudável”. O projeto Muros com Arte é uma ação da Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, realizada em parceria com a Secretaria da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), e com a Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo, além de contar com o patrocínio da Coop.

O projeto teve início no mês de agosto, primeiro com oficinas educativas envolvendo professores de escolas públicas da cidade para conhecerem o tema em profundidade e estimular a produção dos desenhos. Na segunda etapa, os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora e pelo voto popular. Os três desenhos vencedores serão transformados em grafite nos muros das escolas ganhadoras.

Foram mais de 560 alunos do Ensino Fundamental II envolvidos, 57 trabalhos inscritos e 8 finalistas, selecionados pela comissão organizadora do projeto sob os critérios de criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico.

Os desenhos vencedores foram feitos por estudantes das seguintes unidades: EE Professora Maria da Conceição Moura Branco (aluna Flávia Alessandra da Silva), EE Professora Joana Motta: (aluna Julia de Almeida Moreira) e EE Professora Yolanda Ascêncio (aluno Alecto Guilherme Pereira Rogério).

As obras artísticas foram grafitadas nos muros das próprias instituições, pelos alunos, com a monitoria do artista visual, Alexandre Truff. “Muitos alunos participantes do projeto terão sua primeira experiência com o grafite e é uma honra orientá-los nessa arte que enriquece a cena cultural da cidade”, comenta o artista.

Sobre a escolha do tema “Alimentação Saudável” para ser o mote do projeto nesta edição, o coordenador do Muros com Arte na Horizonte, Allan de Amorim, comenta sobre os valores socioeducativos que estão envolvidos: “A alimentação saudável vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional; ela envolve valores sociais, afetivos e sensoriais, que vão da escolha do alimento, da sua preparação, das características de cada região ao consumi-lo, do ambiente onde são consumidos, considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar”.

Nesta edição, além de São Caetano do Sul, o Muros com Arte já percorreu as cidades paulistas de Sorocaba, São José dos Campos e Piracicaba.

Muros com Arte

É uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas. Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre um tema ligado à qualidade de vida e produzem desenhos que concorrem à possibilidade de ter sua criação transformada em grafite nos muros da escola onde estudam.

O grafite é feito com a curadoria e supervisão de um grafiteiro profissional. O tema deste ano foi “Alimentação Saudável”. Mais tarde, os trabalhos serão mostrados em uma exposição itinerante pelas cidades de Piracicaba, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Sorocaba, que foram escolhidas para o projeto.

Compartilhar:
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo E.E. Prof.ª Maria da Conceição Moura Branco

  • Data: 20/10/2021 11:10
  • Alterado: 20/10/2021 11:10
  • Redação
  • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados