Data: 21/10/2019 17:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Escola da rede municipal de São Caetano promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Em março deste ano, a jornalista da TV Record Cleisla Garcia foi a São Caetano fazer uma reportagem em uma escola de Ensino Médio


Escola de Ensino Médio da rede municipal de São Caetano promove palestra sobre prevenção ao suicídio
Escola de Ensino Médio da rede municipal de São Caetano promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Crédito: Junior Camargo/PMSCS

Sobre o projeto “Promoção de Saúde Mental e Identificação de Alunos com Possíveis Sinais de Alteração” implantado nas escolas da rede municipal de ensino.

Na última quarta-feira (16/10), a repórter voltou a São Caetano. Dessa vez, como colaboradora do projeto.

Ela foi à Escola Municipal de Ensino (EME) Professora Alcina Dantas Feijão proferir uma palestra sobre prevenção ao suicídio e conversar com os alunos. O evento contou com o apoio da psiquiatra Flávia Ismael Pinto, coordenadora da Saúde Mental na Prefeitura.

Cleisla é autora do livro “SobreViver - Como Jovens e Adolescentes Podem Sair do Caminho do Suicídio e Reencontrar a Vontade de Viver” e ficou impressionada com o atendimento de saúde mental que é oferecido aos adolescentes da rede municipal de ensino, graças a uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação da cidade.

COMO FUNCIONA O PROJETO

Toda criança ou adolescente que apresenta algum indício de problema psicológico, identificado pela professora em sala de aula, é encaminhada para avaliação e, se necessário, tratamento na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente). Para fazer essa primeira identificação e o encaminhamento, os professores da rede recebem capacitação da equipe de Saúde Mental do município.

Neste ano, em especial, houve um aprimoramento do serviço, a partir da parceria entre Saúde e Educação. A Prefeitura tomou a iniciativa de ampliar a abrangência do Programa Saúde na Escola, instituído em 2007 pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Normalmente, esse programa define 12 temas (saúde ocular, auditiva, uso de álcool etc.) para serem trabalhados nas escolas.

Neste ano, por iniciativa própria, o município resolveu incluir um 13º tema: “Promoção de Saúde Mental e Identificação de Alunos com Possíveis Sinais de Alteração”.  Os professores recebem capacitação para identificar sinais de ansiedade, depressão e até potencial de suicídio.

SOBRE A USCA:

Inaugurada em 2006 e localizada à Rua Goitacazes, 301, Centro de São Caetano, a USCA Amabili Moretto Furlan atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. O serviço dispõe de psiquiatras e psicólogos para atender crianças com demandas psicólogas em geral, encaminhadas pelas escolas ou por unidades de saúde, mas atende, também, pacientes que a procuram diretamente.

Endereço: Rua Goitacazes, 301 – Centro – São Caetano do Sul - Telefone: 4233-7546

Horário de atendimento: Das 7h às 17h (segunda a sexta-feira)

Comente aqui