Data: 12/04/2013 20:07 / Autor: Redação / Fonte: DAE - SCS

Engenheiros do DAE/SCS participam de curso sobre Métodos Não Destrutivos

Welington Kalil afirma que pretende implantar a inovação nas intervenções de saneamento


Osmar Silva Filho, chefe da Divisão Técnica, e Pedro Cassini, responsável pela SEG
Osmar Silva Filho, chefe da Divisão Técnica, e Pedro Cassini, responsável pela SEG

 

Os engenheiros do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul Osmar Silva Filho, chefe da Divisão Técnica da autarquia, e Pedro Cassini, responsável pela Seção de Esgoto (SEG), participaram, entre os últimos dias 8 e 10 de abril, em Valinhos, interior de São Paulo, do curso “Métodos Não Destrutivos (MND) para projetistas, gerenciadores e contratantes de obras de redes subterrâneas”.

O diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, afirma que em breve pretende implantar a inovação nas intervenções de saneamento. “Trata-se de uma família de métodos, materiais e equipamentos cuja utilização pode ser na construção de redes novas ou na recuperação de redes existentes no subsolo, com a menor ruptura possível da superfície, além de diminuir a influência no sistema viário e trazer pouco ou nenhum impacto no entorno da obra e outras atividades. Queremos uma cidade sem valas”, ressalta.

Kalil também destaca que os investimentos em aperfeiçoamentos serão iniciativas constantes ao longo da atual gestão. “É preciso que ocorra uma modernização da máquina pública, além da valorização dos colaboradores. Para isso, é necessário consolidar e tornar irreversível o processo de melhoria contínua na prestação de serviços. No fim deste mês, iniciaremos um grande ciclo de treinamentos”, conclui.

Com aulas teóricas e práticas, os técnicos viram explicações sobre MND aplicados na instalação, renovação e reabilitação de redes subterrâneas. Também conheceram mais a respeito dos equipamentos indicados, assim como puderam ter contato direto com os novos procedimentos por meio das provas de campo. Os participantes, que receberam certificados, tiveram a oportunidade de manobrar algumas máquinas.

Promovido pela Acqua Consultoria, o curso foi voltado aos profissionais de empresas de saneamento, distribuidoras de gás, concessionárias de rodovias, projetistas de redes subterrâneas, mineração, órgãos financiadores de obras, entre outros.

Comente aqui