Data: 29/06/2016 09:04 / Autor: Alexandre Costa / Fonte: PMSCS

Educação está ativa no combate as Drogas

Escolas de São Caetano realizaram atividades de conscientização contra as drogas nesta terça-feira com o apoio do Comad


Crianças fizeram cartazes na EMEF Senador Fláquer para mobilização contra as drogas
Crianças fizeram cartazes na EMEF Senador Fláquer para mobilização contra as drogas

Crédito: PH Melo/PMSCS

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais de São Caetano do Sul participaram de diversas atividades especiais nesta terça-feira (28/6) para discutir o perigo das drogas. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), é inspirada no Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho), que incentiva a mobilização e prevenção à dependência química.

Com o tema “As Drogas e seus Malefícios”, as escolas de São Caetano pararam por uma hora para tratar exclusivamente do tema. De acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes, foram realizadas rodas de conversa, apresentação de filmes, dramatizações, música, confecção de cartazes e redações com o intuito de alertar os estudantes contra o uso de drogas.

 “Quanto mais se tratar deste assunto nas escolas, melhor. Temos de alertar as crianças e jovens para os malefícios que as drogas trazem tanto para seus usuários quanto para suas famílias”, explicou a secretária municipal de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli. “Os programas e ações de prevenção contra as drogas são sempre bem-vindos em nossas escolas. Estamos empregando todas as estratégias e todos os meios para afastar os estudantes deste mundo obscuro.”

As escolas municipais se preparam para a mobilização desta terça-feira. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Fláquer, localizada no Bairro Fundação, os mais de 590 alunos do 1º ao 9º ano se envolveram na ação. “Os professores fizeram um levantamento prévio de conteúdo com os alunos para descobrir o que eles sabiam sobre o tema e trabalharam a partir destas informações”, destacou a coordenadora do Fundamental I da escola, Claudionora Zuccoli.

O assunto foi tema de conversa até entre os alunos mais jovens, de uma forma didática. E o resulto foi positivo, com algumas das crianças menores questionando o fato de adultos consumirem produtos como o cigarro, mesmo sabendo de seus malefícios à saúde. Na Escola Municipal de Ensino (EME) Prof. Vicente Bastos, no Bairro São José, as atividades envolveram também os alunos do Ensino Médio.

O presidente do Comad, Reginaldo Rodrigues de Oliveira, ressaltou o trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido pelo conselho nas escolas de São Caetano, como parte da campanha Viva Melhor, Viva Sem Drogas. “Ministramos palestras por meio do alerta dos perigos do uso abusivo de drogas e suas consequências. Utilizamos linguagens próprias para as faixas etárias, como teatro e depoimentos de pessoas que trabalham em instituições”, afirmou.

Outras informações sobre as atividades de combate às drogas em São Caetano podem ser obtidas no Comad, localizado na Rua Pará, 80, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o telefone é 4229-9727.

Recursos de vídeo também foram usados para tratar do tema
Recursos de vídeo também foram usados para tratar do tema

Crédito: PH Melo/PMSCS

Comente aqui