Data: 17/06/2021 16:44 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

Doria reitera compromisso por obras em São Caetano e no ABC

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, se reuniu nesta quinta-feira (17/6) com o governador João Doria e com o vice-governador Rodrigo Garcia, no Palácio dos Bandeirantes


Encontro com Doria e Rodrigo Garcia Palácio dos Bandeirantes BRT
Encontro com Doria e Rodrigo Garcia Palácio dos Bandeirantes BRT

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

A agenda do Consórcio Intermunicipal Grande ABC contou também com a participação dos demais prefeitos da região, para encaminhamentos e devolutivas de demandas regionais e de cada cidade junto ao governo do Estado, como o BRT-ABC e a construção do Piscinão Jaboticabal.

“Estamos participando efetivamente das discussões sobre as obras do Piscinão Jaboticabal e do BRT. São duas obras fundamentais quando pensamos no progresso de São Caetano. A primeira contribuirá muito no combate às enchentes, um problema histórico. Já a segunda impactará de forma muito positiva na qualidade de vida da nossa população, oferecendo ligação direta com o Metrô da Capital”, afirmou Tite Campanella.

O BRT-ABC (ônibus de alta velocidade) ligará São Caetano do Sul e a região às estações Tamanduateí e Sacomã do Metrô da Capital (a segunda possui integração com o Expresso Tiradentes, que liga ao Centro de São Paulo).

Os veículos transitarão em faixas exclusivas. Serão 23 estações nos 18 quilômetros do trajeto, sendo oito delas em São Caetano, ao longo da avenida Guido Aliberti. A expectativa é a de transportar 173 mil passageiros por dia. Os ônibus, elétricos e não poluentes, terão ar condicionado e wi-fi.

O sistema oferecerá três tipos de serviço: Expresso, parando somente nos três terminais: Paço de São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã, com percurso total estimado em 40 minutos; Semiexpresso (com oito paradas, sendo três em São Caetano), somando 43 minutos de ponta a ponta); e Parador (com 23 paradas, sendo oito em São Caetano), com tempo estimado total do percurso de 52 minutos.

A previsão da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos é a de que as obras sejam iniciadas em setembro. O BRT-ABC deverá começar a operar em dezembro de 2022.

PISCINÃO JABOTICABAL

Já as obras do Piscinão Jaboticabal deverão ser iniciadas nas próximas semanas. As intervenções serão realizadas pelo Consórcio RAC Jaboticabal, formado pelas empresas Passarelli Engenharia e Construção Ltda e Planova Infraestrutura Eireli. O investimento do Estado é de R$ 131.933.369,38. E o prazo de execução dos trabalhos é de 18 meses.

O Piscinão Jaboticabal será construído em área de 166,9 mil metros quadrados na divisa entre São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. Terá capacidade para 900 mil metros cúbicos de água.

Em São Caetano, o reservatório será fundamental para conter as cheias no Ribeirão dos Meninos, ao longo da Avenida Guido Aliberti, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Nova Gerty, Mauá, Jardim São Caetano, São José, Cerâmica, Santo Antônio e Centro.

OUTRAS DEMANDAS

Além de assegurar a manutenção do cronograma das obras, o Estado reafirmou que toda a população adulta de São Paulo estará vacinada contra a covid-19 até 15 de setembro, se comprometendo a enviar quantidade suficiente de doses para os municípios até esta data.

Já os prefeitos solicitaram, entre outras demandas, a manutenção da Avenida dos Estados e que ao menos uma das Delegacias da Mulher do ABC funcione 24h - a de São Caetano, no Bairro Santa Maria, está entre as que poderiam ter o horário de funcionamento ampliado.

Comente aqui