Data: 22/04/2013 13:38 / Autor: Redação / Fonte: DAE - SCS

DAE/SCS faz manutenção do sistema de drenagem do Bairro Fundação


Profissionais limpam galerias de águas pluviais, poços de visita e bocas de lobo
Profissionais limpam galerias de águas pluviais, poços de visita e bocas de lobo

 

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul iniciou, na última semana, a manutenção preventiva do sistema de drenagem urbana do Bairro Fundação, que contempla a limpeza das galerias de águas pluviais, poços de visita e bocas de lobo, nos pontos de alagamento considerados críticos em períodos de forte chuva. Profissionais estão trabalhando com a técnica de hidrojateamento, que consiste na aplicação de jato de água de alta pressão abastecido por caminhão-pipa, utilizada em desentupimentos gerais, desobstruindo as tubulações de uma forma rápida e eficaz.

Segundo o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, os serviços serão concluídos em 30 dias e abrangem as ruas Antônio Barile, Benedito Moretti, Ceará, Colligny, Dep. Emílio Carlos, Graça Aranha, Herculano de Freitas, Maximiliano Lorenzini, Pedro Alexandrino, Rio Branco e Vinte e Oito de Julho, além das avenidas Conde Francisco Matarazzo e do Estado. “A iniciativa beneficiará essas vias e as imediações”, explica.

Kalil ressalta que está em andamento um planejamento para os próximos quatro anos com o objetivo de aumentar a capacidade instalada da drenagem urbana da cidade. “No combate às enchentes, investiremos basicamente nas manutenções corretiva e preventiva do sistema existente, obras e ações educacionais”, completa.

Como parte da reestruturação organizacional, promovida no começo desta gestão, a Seção de Drenagem Urbana, ligada à Divisão Técnica do DAE/SCS, foi reativada. Responsável pela área, a engenheira Maria de Lourdes da Silva destaca que o foco é dar continuidade ao Plano Municipal de Drenagem Urbana e, em paralelo, promover campanhas de conscientização. “90% dos alagamentos pontuais são ocasionados por problemas de entupimento devido ao acúmulo de lixo nas bocas de lobo”, alerta.

A autarquia realiza periodicamente: limpezas do piscinão, manutenções das quatro estações elevatórias e corretiva e preventiva de galerias, poços de visita e bocas de lobo, além de investir anualmente na ampliação da rede de drenagem, priorizando os locais emergenciais onde há cheias e reclamações de volume de água sobre o pavimento.

Profissionais aplicam jato de água de alta pressão abastecido por caminhão-pipa
Profissionais aplicam jato de água de alta pressão abastecido por caminhão-pipa

Comente aqui