São Caetano Meio Ambiente

Comcipas visita Centro de Triagem do Saesa

Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social conhece os serviços realizados na cidade em termos de coleta e destinação do lixo reciclável

  • Data: 24/04/2018 16:04
  • Alterado: 24/04/2018 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
Comcipas visita Centro de Triagem do Saesa

Crédito:PMSCS

Nesta semana, representantes da sociedade civil, por meio do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social) visitaram o Centro de Triagem do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano do Sul. A intenção foi de conhecer os serviços realizados na cidade em termos de coleta e destinação do lixo reciclável.

Os conselheiros e dois técnicos de Gestão de Resíduos do Sesc São Caetano puderam ver como é feita a separação dos materiais e assistiram a uma palestra proferida pelo coordenador do Centro de Triagem e funcionário do Saesa, Roberto Amâncio Cruz, que auxilia 24 cooperados da Cooptresc (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de São Caetano do Sul).

 “O mais importante é mostrarmos o trabalho realizado no Centro de Triagem, neste caso para adultos, os conselheiros municipais, assim como no projeto de educação ambiental do Saesa, que alcançará todos os alunos dos 5ºs anos da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação”, explicou Cruz, que ressaltou ainda o recebimento de aproximadamente 6,5 toneladas de lixo por dia no Centro de Triagem e separação de 24 tipos de material reciclável.

 “Simplesmente encantado com o trabalho realizado pelo Centro de Triagem do Saesa”. Foi dessa forma que se manifestou Donizetti Moretti, presidente do Rotary SCS Leste. Também conselheira do Comcipas, a diretora social da Legião Brasileira dos Aposentados e Pensionistas de São Caetano do Sul, Arlete Sanz Martins, surpreendeu-se com o trabalho desenvolvido. “Não tinha noção deste trabalho gigantesco. E queria frisar a importância de virmos até aqui conhecer o espaço e o seu funcionamento, pois ficamos sabendo de coisas muito relevantes como, por exemplo, que o isopor não é um material reciclável”, comentou Arlete.

Por fim, o secretário do Comcipas, Elísio Peixoto, destacou a importância do controle social através dos Conselhos Municipais, sentindo-se satisfeito com a vistoria realizada pelos conselheiros do Conselho de Cidadania ao Centro de Triagem do Saesa. “São sempre muito importantes e esclarecedoras essas visitas, tanto para o conhecimento da forma de funcionamento do Centro, quanto em relação à prática da reciclagem de lixo”, finalizou Peixoto.

SOBRE O SERVIÇO DE COLETA SELETIVA DE LIXO
O município de São Caetano do Sul tem 100% das residências atendidas pelo serviço de coleta seletiva de lixo, além do serviço Cata-Treco agendado por telefone. Basta ligar para o telefone (11) 4239-1700 e agendar a retirada de utensílios domésticos, móveis e até cinco sacos de entulho. Já a coleta seletiva acontece toda semana, em dias diferentes conforme o bairro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Segunda: Barcelona, Fundação e Prosperidade
Terça: São José, Mauá e Jd. São Caetano
Quarta: Santo Antônio, Santa Paula e Centro
Quinta: Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty
Sexta: Oswaldo Cruz, Olímpico e Cerâmica

Compartilhar:
1
Crédito:PMSCS
1
Crédito:PMSCS

  • Data: 24/04/2018 04:04
  • Alterado: 24/04/2018 04:04
  • Redação
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados