Data: 21/03/2022 16:21 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

Centro de Distribuição de Medicamentos: um marco na assistência farmacêutica de SCS

Centro de Distribuição conta com sistema informatizado, o que possibilita manter a oferta de medicamentos e insumos sempre estabilizada e rastreada


Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino: um marco na assistência farmacêutica de São Caetano
Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino: um marco na assistência farmacêutica de São Caetano

Crédito: Eric Romero / PMSCS

Mais de 2,5 mil itens, estoque sempre controlado para, no mínimo, dois meses, garantindo tratamentos adequados aos moradores de São Caetano do Sul. Inaugurado em 2018, o Centro de Distribuição e Logística de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino, no Bairro Prosperidade, é um marco na assistência farmacêutica da cidade.

Com o equipamento, a Prefeitura reorganizou o envio de medicamentos e insumos às unidades de Saúde, tanto da Atenção Básica quanto da rede hospitalar. Consequentemente, decretou o fim da espera da população por remédios. Desde então, as prateleiras das farmácias municipais estão cheias.

O Centro de Distribuição conta com sistema informatizado, o que possibilita manter a oferta de medicamentos e insumos sempre estabilizada e rastreada em todas as unidades de Saúde. Até então, a atividade era terceirizada, o que dificultava o gerenciamento de entregas no prazo. Além disso, o sistema permite controle rigoroso do prazo de validade dos itens.

O Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino tem papel fundamental dentro da nossa estratégia de reestruturação da assistência farmacêutica, que começou em 2017. É símbolo de eficiência administrativa, com o resultado importantíssimo de assegurar o melhor tratamento aos nossos pacientes”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, durante visita ao local, na manhã de sábado (19/3).

A Prefeitura investe R$2,8 milhões por mês em medicamentos. Uma atenção integral à Saúde do morador, que inclui, também, um complemento de 27 itens na Farmácia de Alto Custo, além dos que constam das listas dos governos federal e estadual.

Destaque para o Programa Remédio em Casa, criado por Auricchio em 2019. Atualmente, a entrega domiciliar de medicamentos atende cerca de 7 mil moradores com hipertensão e/ou diabetes, de todos os 15 bairros da cidade.

ESTRUTURA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino

Farmácia Municipal

Farmácia de Alto Custo

Farmácias e farmacêuticos em todas as UBSs

Farmacêuticos 24h em toda a rede hospitalar

Dispensação de medicamentos em todas as Unidades Básicas de Saúde

140 funcionários

12 câmaras frias

Comente aqui