Data: 13/10/2021 16:51 / Autor: Gisele Lopes / Fonte: PMSCS

Carretas da Saúde realizam mais de 1,5 mil procedimentos em uma semana

As mulheres têm à disposição exames como ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau


Outubro Rosa: Carretas da Saúde realizam mais de  1,5 mil procedimentos em uma semana
Outubro Rosa: Carretas da Saúde realizam mais de 1,5 mil procedimentos em uma semana

Crédito: Eric Romero / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul instalou na terça-feira (12/10) mais um ponto para atendimento em livre demanda com exames para mulheres. Além da Carreta Móvel de Saúde, que vai circular em diversos pontos da cidade, um novo espaço fixo ficará disponível durante todo o mês, no Espaço Verde Chico Mendes. Os dois espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Para ter acesso aos exames, a munícipe deve apresentar documento com foto e Cid Card ou Cartão São Caetano.

O prefeito Tite Campanella e o secretário de Saúde, Danilo Sigolo, acompanharam o primeiro dia de exames no Chico Mendes. “Teremos mais um espaço fixo, disponibilizando os mesmos exames que temos na Carreta Móvel. Estamos conseguindo oferecer diversos exames e aumentar nossa capacidade de atendimento”, explicou o prefeito. Cada espaço conta com equipe multidisciplinar, com 12 profissionais atuando por período.

As mulheres têm à disposição exames como ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas). “Todas as pacientes realizam os exames disponíveis e já saem com resultados ou novos encaminhamentos”, explicou Danilo.

Nos primeiros sete dias foram realizados 1.555 exames, sendo 230 ultrassonografias transvaginal, 233 ultrassonografias de tireoide, 145 ultrassonografias de vias urinárias, 232 ultrassonografias de mama, 272 exames de papanicolau e 443 exames Linda  (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas). Destes, 36 foram exames suspeitos e todos já encaminhados para mamografia.

MAMÓGRAFO

Em agosto, a Prefeitura iniciou a agenda de exames com o novo mamógrafo digital. É a segunda cidade do Brasil e a única do Estado a contar com este modelo de equipamento. Instalado no Cemedi (Centro Municipal de Diagnósticos por Imagem), anexo ao Complexo Hospitalar, é o que há de mais moderno e com recursos avançados, que permitem a realização de biópsias e agulhamento no próprio equipamento.

Além disso, é totalmente acessível com altura e ângulo de rotação ajustáveis, permitindo a realização de exames em pé ou para cadeirantes. O aparelho de última geração permite a realização de um exame a cada cinco minutos, baixa dose de radiação e capacidade de realizar esterotaxia e mamotomia (biópsias) e agulhamento. “Com o aumento da demanda, estamos ampliando a capacidade de atendimento no equipamento de 50 para 100 pacientes ao dia, disponibilizando também novos horários de atendimento”, afirmou o diretor do complexo hospitalar, Ricardo Carajeleascow.

A Carreta Móvel estará em diversos pontos da cidade até o dia 4 de novembro. Confira os locais:

Até o dia 16 de outubro – Alameda Cassaquera, próximo ao número 1.200;

17 de outubro – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy - Bairro Olímpico);

18 a 23 de outubro – Praça Cardeal Arcoverde (Centro);

24 de outubro – Praça dos Imigrantes;

25 a 30 de outubro – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100 - Bairro Nova Gerty);

31 de outubro – Praça dos Imigrantes;

1 a 4 de novembro – Praça da Riqueza (Prosperidade).

Comente aqui