Data: 08/11/2019 10:35 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

Auricchio reinaugura UBS do Bairro Oswaldo Cruz

UBS Nair Spina Benedicts passa a atender também aos sábados, das 8h às 12h


Auricchio reinaugura UBS do Bairro Oswaldo Cruz, que passa a atender também aos sábados
Auricchio reinaugura UBS do Bairro Oswaldo Cruz, que passa a atender também aos sábados

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, reinaugurou quinta-feira (7/11) a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nair Spina Benedicts, localizada na Rua Oswaldo Cruz, 1153, no bairro homônimo. A entrega da revitalização marca a ampliação dos dias de funcionamento do equipamento, que passa a atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e agora também aos sábados, das 8h às 12h.

A unidade é a terceira contemplada pelo Saúde Hora Extra (as UBSs Ivanhoé Esposito, no Bairro Barcelona, e Dolores Massei, no Bairro São José, já contam com a iniciativa). Dentro da estratégia do programa, os atendimentos de segunda a sexta, após as 17h, e aos sábados, são realizados por livre demanda, sem a necessidade de agendamento, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

“Essa é uma das unidades de maior volume da cidade. São quase 90 mil procedimentos por ano. Por isso, trouxemos o Saúde Hora Extra pra cá, um programa que tem sido muito bem avaliado pelos usuários das unidades em que o horário ampliado já está em funcionamento”, destacou Auricchio.

O chefe do Executivo recordou que até 2006, a UBS Nair Spina Benedicts concentrava os atendimentos a pacientes também dos bairros Olímpico e Cerâmica,  o que mudou no seu primeiro mandato, com as inaugurações das UBSs Caterina Dall’Anese e Moacir Gallina, respectivamente. “Expandimos a Atenção Básica não só em quantidade, mas, principalmente, em qualidade de atendimento. Trabalhamos para melhorar a vida da população de forma efetiva.”

A intervenção na UBS Nair Spina Benedicts incluiu, entre outros serviços, a criação de sala de acolhimento, climatização (com instalação de aparelho de ar-condicionado), conserto do telhado, adaptações para melhor acessibilidade (embarque e desembarque de pacientes), limpeza de caixa d’água, troca de vidros e adequação da rede lógica para a implantação do prontuário eletrônico, o que garante atendimentos mais ágeis e eficientes.

A fachada está mais verde, com novo jardim e novas espécies plantadas. A ação integra pacote de iniciativas para a recuperação de parques e praças de São Caetano. Tudo planejado e executado para oferecer mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários da UBS.  O investimento total foi de R$ 180 mil - o equipamento seguiu em funcionamento durante as obras.

“Os usuários da UBS tiveram paciência. Agora, têm à disposição uma unidade renovada, o que reflete em mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Além de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia, a UBS Nair Spina realiza atendimentos de Odontologia, Eletrocardiograma, Coleta de Sangue, Papanicolau e Estratégia Saúde da Família oferecendo tratamento e prevenção para pessoas de todas as idades. O local possui uma farmácia municipal, para a distribuição gratuita de medicamentos.

MOACIR GALLINA

Outra UBS será reinaugurada pela Prefeitura nesta semana. É a Moacir Gallina, que fica na Rua Casemiro de Abreu, 560, no Bairro Cerâmica. A entrega será sábado (9/11), às 10h30.

A unidade ganhou elevador e rede informatizada para a implantação do prontuário eletrônico. As intervenções incluíram ainda a reforma dos telhados, adequações na cobertura e a instalação de aparelhos de ar-condicionado, entre outras melhorias. O investimento foi de R$ 336 mil, por meio de recursos próprios. Durantes as obras, o atendimento foi transferido para o Hospital São Caetano.

A Moacir Gallina será a quinta das nove unidades de Atenção Básica revitalizadas pela Prefeitura a ser entregue neste ano – as demais são Ivanhoé Esposito (Barcelona), Maria Corbeta Segato (Prosperidade) e Dolores Massei (São José), além da Nair Spina Benedicts (Oswaldo Cruz).

Até dezembro, também deverão ser entregues as UBSs Amélia Richard Locatelli (Santa Maria) e Darcy Sarmanho Vargas (Mauá), além do Centro Policlínico Gentil Rstom (Nova Gerty) e do Centro de Especialidades Médicas (Bairro da Fundação).

Comente aqui