Data: 19/04/2013 17:37 / Autor: Mayra Monteiro / Fonte: PMSCS

Alunos de São Caetano comemoram o Dia do Índio

Crianças visitam Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros


Cerca de 120 alunos participam da comemoração promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de São Caetano
Cerca de 120 alunos participam da comemoração promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de São Caetano

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de São Caetano do Sul comemorou o Dia do Índio, celebrado nesta sexta-feira (19/04), com uma série de atrações para alunos da cidade, no Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros, localizado no Bairro Mauá. “Após quatro anos sem esse evento, retomamos as festividades do calendário ecológico. A comunidade indígena merece nosso respeito por ser um grande exemplo de vida a todos nós”, declarou Horário Pires, secretário responsável pela pasta. “O índio não suja as ruas, cuida das águas e dos animais e, por isso, é preciso que valorizem seu modo de vida e sua cultura.”

Durante a ação, cerca de 120 estudantes das escolas Ângelo Raphael Pellegrino, do Bairro Mauá, Vicente Bastos, do Bairro São José, e Apae, do Bairro Santa Maria, realizaram uma visita à oca montada para mostrar o estilo de moradia dos índios; conheceram os instrumentos de caça, comidas e adereços indígenas; percorreram a horta com plantas medicinais; e participaram da oficina de arte plumária, onde confeccionaram cocares, colares e pintaram os rostos, como é feito nas tribos.

O cantor multi-instrumentista Gesiel de Oliveira ensinou palavras em tupi antigo, apresentou cantigas e instrumentos musicais típicos nas aldeias. “Essa iniciativa é muito enriquecedora, uma vez que as crianças adoram essas atividades extraclasses. Falamos em sala de aula sobre o Dia do Índio, mas elas absorvem muito mais rapidamente as informações quando estão em contato direto com a cultura, como aconteceu nessa tarde”, aprovou Rosemeire Rinaldi, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ângelo Raphael Pellegrino.

Horácio Pires exalta comunidade indígena
Horácio Pires exalta comunidade indígena

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

Comente aqui