Data: 20/05/2022 11:08 / Autor: Redação / Fonte: Secult PMSCS

Alceu Valença apresenta o show “Anunciação” na Entoada Nordestina de São Caetano

O cantor se apresenta nesta sexta-feira, às 20h30, no Espaço Verde Chico Mendes


Alceu Valença
Alceu Valença

Crédito: Leo Aversa

A presença mais aguardada da Entoada Nordestina de São Caetano do Sul, Alceu Valença, anuncia: “Vou entoar muitas canções nordestinas: vou cantar toadas, vou cantar músicas do nosso rei Luiz Gonzaga, vou cantar músicas minhas.” O cantor pernambucano se apresenta nesta sexta-feira, às 20h30, no Espaço Verde Chico Mendes (Rua Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica), com o show “Anunciação - Tu vens eu já escuto os teus sinais”. O evento é realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

No palco, Alceu Valença vai mostrar um abrangente panorama das diversas vertentes de sua obra. Entre forrós, baiões, xotes, toadas e emboladas, o cantor alia temas de sua autoria – “Coração Bobo”, “Táxi Lunar” e “Papagaio do Futuro” - a clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: “Baião”, “Vem Morena” e “Canto da Ema”, entre outras.

Na Entoada Nordestina, cada noite é encerrada por um grande show. Além de Alceu Valença, nesta sexta-feira, no sábado, dia 21, sobe ao palco Janayna Pereira às 19h e Rastapé com a participação especial de Zeca Baleiro às 21h. No domingo (22) será a vez do Falamansa, às 20h30.

A programação completa da Entoada Nordestina 2022 está disponível no Portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br e no link da BIO do Instagram @secultscs.

Cultura nordestina

Do sertão ao litoral, o show inclui frevos que conquistaram as ruas de São Paulo e Olinda nos desfiles do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu. Da folia ao pop, os hits de uma das carreiras de maior sucesso na música brasileira: “Belle de Jour”, “Cavalo de Pau”, “Pelas Ruas que Andei”, “Como Dois Animais”, “Tropicana”, o hino “Anunciação”.

“Vou levar uma banda incrível [Leo Lira (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cassio Cunha (bateria)] e tenho certeza que as pessoas vão vibrar a nossa cultura, brasileira, nordestina, que hoje está se expandindo pelo mundo”, declara o animado Alceu Valença.

Ele explica que nunca se curvou à invasão de músicas anglófonas (inglesas ou estadunidenses): “Não estou dizendo que não sejam boas, mas você tinha a obrigação de ser um subproduto. E essa independência conquistei com a bênção de Luiz Gonzaga, que entendeu tudo o que significava a minha música, que outras pessoas não entendiam. O Gonzaga foi ver um show meu em Juazeiro do Norte, no Ceará, e me disse que eu tinha inventado um timbre novo para a música nordestina, que era totalmente diferente de tudo”, lembra.

E prossegue: “Aliás, o Luiz Gonzaga, hoje, está tocando em tudo quanto é canto. Só na Europa tem 20 festivais de forró com músicas do Rei do Baião. Tem festival de forró até no Japão. Isso graças à Internet, que fez com que esse público do mundo, que não tinha acesso à nossa música, inclusive no Brasil, a conhecesse.”

Sertão Profundo

A imigração nordestina é peça fundamental na história de São Caetano do Sul. E a Entoada homenageia, pelo menos, 40% da população, que é formada por nordestinos, seus filhos e netos. A festa terá a presença de repentistas, cordelistas, trios de sanfona, embolada, capoeira, mamulengo e várias outras atrações, como Trio Beijo de Moça, Candieiro, Forró de Macaxeira, Peneira e Sonhador, Regis e Tatá Alves, Trio Malaquias e Moreira de Acopiara. E, claro, os sabores da culinária nordestina para aquecer o fim de semana.

As manifestações da cultura popular presentes nos nove Estados da Região, que são representadas no evento, Alceu chama de “Cultura do Sertão Profundo”: “Ela está presente em Pernambuco, em Alagoas, em Sergipe, na Bahia - do rio São Francisco à Serra da Canastra - em Minas Gerais, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Piauí, no Maranhão. A Cultura do Sertão Profundo é de onde vem o forró, o coco, o xaxado e o baião, vem do barro do chão.”

Comente aqui