Data: 21/07/2015 11:29 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

Com 3º Mutirão da Saúde, São Caetano zera fila em 20 especialidades médicas

Com esse mutirão, realizado sábado no Hospital São Caetano, já são 20 das 25 especialidades sem filas. Somados os 3 primeiros já realizados, cerca de 3,5 mil pacientes foram beneficiados


Central de Agendamento e Regulação promoveu o encaminhamento das guias
Central de Agendamento e Regulação promoveu o encaminhamento das guias

Crédito: Du Merlino/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul continua com a meta de zerar todas as consultas médicas em espera no segundo semestre deste ano. O saldo é extremamente positivo no sentido de oferecer serviços mais ágeis e eficientes aos munícipes.

 O prefeito Paulo Pinheiro mais uma vez esteve presente e destacou que a novidade desta última edição foi a abertura dos atendimentos das demandas espontâneas, ou seja, sem necessidade de pré-agendamento. “Queremos que os moradores tenham um ponto de referência tanto no Fila Zero quanto no Terceiro Turno nas UBSs. Ou seja, chegou é atendido. Com isso, tenho certeza que chegaremos aos níveis de satisfação que os usuários querem”, ressaltou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, o foco agora será nas consultas com o maior número de filas, nas especialidades de Cardiologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia e Reumatologia. “São nessas demandas reprimidas que vamos concentrar esforços daqui pra frente, mas com a estratégia de manter a agenda aberta em todas as especialidades.”

 Para o coordenador médico dos mutirões, Roberto Rodrigues Junior, o balanço mostra a aceitação da população. “Tivemos uma grande procura de clínico geral, dermatologista e otorrinolaringologista. Além dos pré-agendamentos, as pessoas foram atendidas sem marcação prévia, de bate-pronto. A Saúde mudou de cara. Por isso, recebemos muitos elogios. Isso nos mostra que estamos caminhando na direção certa para a melhoria dos serviços”, concluiu.

Balanço – No 3º Mutirão da Saúde, as especialidades abrangidas foram Cardiologia Clínica, Cardiologia Pré-operatória, Cardiologia Retorno, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Neurologia, Neurologia Retorno, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Reumatologia. A Central de Agendamento e Regulação promoveu o encaminhamento das guias médicas.

Durante a ação global da Saúde atuaram 25 médicos, com o apoio de auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem. Foram oferecidos serviços gratuitos de aferições de pressão arterial e glicemia, além de orientações de combate à dengue e da Ouvidoria da Saúde. As Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Fila Zero, fizeram, respectivamente, 30 triagens e encaminhamentos, com procedimento de prevenção ao câncer bucal, e 20 exames oftalmológicos.

Em parceria com a CardioWeb foram feitos mais 14 exames de eletrocardiograma com laudo médico (CRM) à distância por meio do sistema de tele-eletrocardiografia, em transmissão pela Internet sem fio e em tempo real. O resultado saiu em até 30 minutos. No processo convencional, o tempo de entrega é de três dias. Além do retorno imediato, os casos mais graves foram encaminhados ao cardiologista.

Comente aqui