São Caetano Cursos

156 de São Caetano realiza Curso de Salvamento na Fatec Antônio Russo

Era uma tarde de fevereiro especial na Fatec (Faculdade de Tecnologia) Antônio Russo, em São Caetano do Sul. Alunos e funcionários animados pelo retorno das aulas presenciais, que haviam sido retomadas dias antes. Até que uma das estudantes, em seu primeiro dia na instituição, teve um mal súbito em sala de aula. Angústia, apreensão e […]

  • Data: 20/04/2022 16:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS
156 de São Caetano realiza Curso de Salvamento na Fatec Antônio Russo

156 de São Caetano realiza Curso de Salvamento na Fatec Antônio Russo

Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS

Era uma tarde de fevereiro especial na Fatec (Faculdade de Tecnologia) Antônio Russo, em São Caetano do Sul. Alunos e funcionários animados pelo retorno das aulas presenciais, que haviam sido retomadas dias antes. Até que uma das estudantes, em seu primeiro dia na instituição, teve um mal súbito em sala de aula.

Angústia, apreensão e desespero foram os sentimentos que tomaram conta de quase todos os que ali estavam. Afinal, o que fazer em uma situação crítica como essa? Felizmente, a diretora de Serviços Administrativos, Samara Rogeri, tinha a resposta.

Integrante da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Fatec, Samara percebeu que era um caso de parada cardiorrespiratória. “Fui chamada pela professora e, quando cheguei na sala de aula, a aluna já estava caída. Aferi a pressão e ela foi ficando cada vez mais roxa. Pedi para um funcionário ligar para o 156 e comecei a fazer a massagem cardíaca. Aos poucos, o coração dela começou a voltar a bater”, lembra Samara.

A ambulância do SOS Cidadão 156, serviço de urgência e emergência de São Caetano, chegou em poucos minutos. A equipe realizou o atendimento pós-parada cardiorrespiratória e encaminhou a vítima para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Julio Marcucci Sobrinho, onde recebeu alta após alguns dias de internação.

“O procedimento adotado pela Samara foi fundamental no salvamento da estudante”, atesta a coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz.

A partir deste caso, surgiu a ideia de preparar alunos e funcionários da Fatec a como lidar em situações semelhantes. Os profissionais foram os primeiros a receber o Curso de Salvamento, ministrado pela dra. Alessandra na tarde de terça-feira (19/4).

“Ensinamos como reconhecer um mal súbito, a chamar ajuda (ligar 156 ou 0800 7000 156) e a fazer a compressão (massagem cardíaca) enquanto a nossa equipe se desloca até o local”, explica a coordenadora do SOS Cidadão 156. Foi exatamente o que Samara fez e que agora outras dezenas de pessoas da Fatec estão preparadas a realizar.

Compartilhar:

  • Data: 20/04/2022 04:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Mark Ribeiro
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados