Museu Histórico Municipal

Você é o responsável deste local?
  • Rua Maximiliano Lorenzini
  • CEP: 09520-510
  • Fundação - São Caetano do Sul/ SP
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Um dos espaços mantidos pela Fundação Pró-Memória é o Museu Histórico Municipal, que conta com um acervo significativo de objetos históricos museológicos que lançam luz à memória da cidade.  Criado em 1959, pelos decretos municipais 716 e 728, iniciou suas atividades em janeiro de 1960. Com apenas um ano de existência foi fechado e, no dia 20 de agosto de 1977, foi reinaugurado durante as festividades do centenário de São Caetano.

Atualmente o Museu funciona no antigo Palacete De Nardi, um casarão construído em 1896, para ser a residência da tradicional família De Nardi, formada por imigrantes italianos que chegaram a São Caetano em 28 de julho de 1877 e tiveram grande participação no desenvolvimento da cidade.

Acervo - Formado por objetos pessoais, ferramentas de trabalho, quadros com pintura de artistas da cidade, utensílios domésticos, peças de vestuário, retratos dos pioneiros da colonização, peças sacras, móveis e objetos das olarias e cerâmicas, o acervo do Museu Municipal reconstrói a história de São Caetano do Sul, revivendo várias fases do desenvolvimento e crescimento da cidade.

O acervo conta com cerca de 2 mil objetos, que ficam organizados e armazenados em uma área de 60 metros quadrados. Seguindo padrões internacionais de museologia, as peças são agrupadas em estantes de aço e divididas em grupos, o que possibilita maior rotatividade entre os objetos expostos, aumento do número de mostras e condições de receber novas doações de peças de valor histórico. Constantemente são realizadas exposições temporárias sobre diversos temas ligados à história do município, da região e até do Brasil. A maior parte do acervo também fica em exposição permanente aberta à visitação pública.

Para as escolas que visitam o espaço em grupos, é preparada uma palestra especial que precisa ser agendada com antecedência. O Museu Municipal de São Caetano do Sul está sempre junto à comunidade, abrindo espaço para a realização de atividades em conjunto com as escolas e com o público em geral.