Mauá Artes Plástica

Começa hoje – RECICLARTE – Essa gente recicla com arte

Exposição multimídia apresenta histórias de pessoas que vivem a reciclagem no seu dia a dia; Mostra fica de 23 de outubro a 10 de novembro no Saguão do Teatro Municipal de Mauá.

  • Data: 23/10/2013 16:10
  • Alterado: 23/10/2013 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Lead
Começa hoje – RECICLARTE – Essa gente recicla com arte

Crédito:

A partir de hoje (23/10), o Saguão do Teatro Municipal de Mauá recebe a exposição multimídia Arte da Reciclagem em São Paulo – RECICLARTE. Com ensaios fotográficos, vídeo, peças e depoimentos de pessoas que estão por trás da extensa cadeia da reciclagem, a mostra joga luz e resgata a dignidade desse trabalho anônimo que gera riqueza a partir daquilo que se descarta.

A exposição é dividida em filmes, peças, obras de arte e painéis fotográficos gigantes que abordam do descarte à coleta, da triagem ao reprocessamento, do reuso funcional ao artesanato produzido com matéria-prima descartada. A mostra tem curadoria de Peter Milko, diretor de redação da revista Horizonte Geográfico e ensaio fotográfico de Gustavo Lourenção e Davilym Dourado. RECICLARTE tem patrocínio da Dixie Toga, apoio da Braskem e do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2013.

De acordo com Peter Milko, curador do projeto, a exposição é uma homenagem aos mais de 800 mil catadores que estão envolvidos com a reciclagem no Brasil. A mostra traz dezenas de personagens que praticam a reciclagem no seu dia a dia, seja coletando sucatas nas ruas, separando material reciclável nas cooperativas, ou montando obras de arte. “Para a maioria da população, o trabalho desenvolvido por essas pessoas, como no caso dos catadores, é quase invisível, pois essa é uma atividade que tem como base materiais que a sociedade descarta e que não deseja mais. No entanto, esse é um setor importantíssimo da economia, que gira em torno de R$ 12 bilhões por ano”, ressalta.

Ele explica que, ao percorrer a exposição, o visitante poderá utilizar aparelhos sonoros que descrevem os módulos e trazem depoimentos dos personagens fotografados. Como é o caso de Jaziel Barreto Teles, 26 anos, funcionário da Ecotop, empresa pioneira na tecnologia de reciclagem de aparas industriais de fabricação de tubos de pasta de dente. “Trabalho transformando tubos de pasta de dente em telhas e placas. Tenho orgulho do que faço, pois daqui tiro a renda para alimentar minha família e ainda ajudo o meio ambiente”, diz.

Outro fotografado da mostra é o técnico de informática Claudio Firmino de Oliveira, 48 anos, do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática da Universidade de São Paulo (CEDIR/ USP). Ele conta como funciona a área de reciclagem dentro do Centro de Computação Eletrônica da universidade. “A princípio, é feita uma análise visual para ver qual material vai para reciclagem e qual pode ser recuperado. Depois encaminhamos os objetos, como cabos, fios e alumínios para empresas e organizações que reutilizam o que provavelmente teria ido para o lixo.”

Para Fabio Bolanho, Analista de Sustentabilidade da Dixie Toga, patrocinadora da exposição, esta mostra aborda um assunto importante, que deveria sensibilizar a sociedade como um todo. “O projeto RECICLARTE chamou nossa atenção porque acreditamos que a reciclagem de materiais descartados é um dos meios mais eficientes e fáceis para se preservar o meio ambiente. É algo tangível, que qualquer pessoa pode fazer em casa, nas horas vagas. Todos podemos reciclar e criar novas utilizações para objetos que teriam como destino os lixões.”

“Esta exposição é uma forma lúdica de mostrar a importância da cadeia de reciclagem para a nossa sociedade. Valorizando as pessoas que trabalham nesta área, podemos mostrar a importância da destinação correta dos resíduos e assim contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável”, destaca Claudia Bocciardi, diretora de marketing da Braskem, empresa apoiadora do projeto.

A exposição RECICLARTE fica no Saguão do Teatro Municipal de Mauá até o dia 10 de novembro, de onde segue para Paulínia (Saguão da Prefeitura, de 13/11 a 5/12) e Sorocaba (Fundec – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, de 9 a 21/12).

Visite o hotsite da exposição: www.horizontegeografico.com.br/reciclarte

Arte da Reciclagem em Mauá – RECICLARTE
Onde: Saguão do Teatro Municipal – Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá – SP
Quando: 23 de outubro a 10 de novembro. Terça-feira a domingo das 10h às 19h
Grátis
Estacionamento em frente ao Teatro.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados