São Caetano Política

Público de São Caetano compareceu em peso no PPA Regional

Com a presença de prefeitos da região e demais autoridades e grande adesão do público, São Caetano do Sul recebeu na noite desta terça-feira (17/9), na EMEF Dom Benedito Paulo Alves Souza, a terceira plenária do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC, organizado pelo Consórcio Intermunicipal. Tendo o intuito de definir diretrizes, objetivos e […]

  • Data: 18/09/2013 16:09
  • Alterado: 18/09/2013 16:09
  • Autor: Caio Bruno
  • Fonte: PMSCS
Público de São Caetano compareceu em peso no PPA Regional

Crédito:

Com a presença de prefeitos da região e demais autoridades e grande adesão do público, São Caetano do Sul recebeu na noite desta terça-feira (17/9), na EMEF Dom Benedito Paulo Alves Souza, a terceira plenária do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC, organizado pelo Consórcio Intermunicipal.

Tendo o intuito de definir diretrizes, objetivos e as metas comuns entre as sete prefeituras. A proposta do PPA é elaborar um documento que oriente os investimentos e dialogue com os Planos Plurianuais Estadual e Federal, visando também a obtenção de recursos para os programas regionais prioritários.

Na abertura da plenária, o prefeito Paulo Pinheiro ressaltou o propósito dos municípios de pensar a região de forma única e de centrar esforços para melhorias de forma superior às questões políticas. “Acabou-se o tempo das cores partidárias, nós do Consórcio estamos unidos para pensar em ações que desenvolvam e beneficiam nossas cidades e a região como um todo.”

Prefeito da vizinha São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Luiz Marinho, classificou a realização do PPA como fundamental para o futuro regional. “Nossa região é próspera, São Caetano mesmo é a cidade com o melhor IDH do Brasil, precisamos planejar nossos municípios para curto, médio e longo prazo. Este evento serve para pensarmos em como nós queremos a região daqui há 10, 20 anos, como vamos pensar e planejar o futuro”, explicou.

Na ocasião, os moradores de São Caetano puderam debater e sugerir propostas para a cidade e a região. Divididos em grupos de discussão, os participantes discutiram sobre quatro desafios e subtemas, que são:
Desafio 1 – Melhorar a Infraestrutura Regional
Temas Prioritários: Mobilidade Urbana Regional; Drenagem Urbana;

Desafio 2 – Promover o Desenvolvimento Urbano e a qualidade da Gestão Ambiental
Temas Prioritários: Resíduos Sólidos; Riscos Urbano e Ambiental; Habitação; Segurança Urbana;

Desafio 3 – Fomentar o Desenvolvimento Econômico Regional
Temas Prioritários: Diversificação e Inovação Tecnológica; Turismo;

Desafio 4 – Assegurar a Inclusão Social e promover os Direitos Humanos
Temas Prioritários: Saúde; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Políticas Sociais e Afirmativas.

PROPOSTAS – Após o período de discussão e de produção de ideias, os moradores puderam declinar ao microfone suas propostas aos prefeitos e ao público presente. Entre os projetos, estavam sugestões para as áreas de mobilidade urbana, cultura, saúde e políticas assistenciais. Ao fim do ciclo – que passará pelas sete cidades da região – as propostas serão compiladas e levadas para o debate na Assembleia Geral dos Prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

RESULTADOS – Como prefeito anfitrião do PPA Regional, Paulo Pinheiro elogiou o evento e disse que São Caetano irá absorver algumas das propostas a curto prazo. “Todos que participaram dessa bela noite de democracia participativa estão de parabéns. O evento foi coroado pela qualidade e quantidade de sugestões dadas pela população. São Caetano e a região saem ganhando”, finalizou.

Compartilhar:
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/09/2013 04:09
  • Alterado: 18/09/2013 04:09
  • Caio Bruno
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados