São Caetano Política

São Caetano debate Transparência e Controle Social com conferência

A Corregedoria Municipal de São Caetano do Sul realizou na noite desta quarta-feira (26/10) a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, na Segunda Escola Municipal de Ensino Fundamental (Semef), no Bairro Cerâmica. O evento, que é uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional, reuniu representantes da Prefeitura, Legislativo e sociedade civil. A […]

  • Data: 27/10/2011 11:10
  • Alterado: 27/10/2011 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
São Caetano debate Transparência e Controle Social com conferência

Crédito:

A Corregedoria Municipal de São Caetano do Sul realizou na noite desta quarta-feira (26/10) a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, na Segunda Escola Municipal de Ensino Fundamental (Semef), no Bairro Cerâmica. O evento, que é uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional, reuniu representantes da Prefeitura, Legislativo e sociedade civil.

A assessora Especial da Coordenação da Ação Social da Prefeitura, Regina Maura Zetone, representou o prefeito José Auricchio Júnior e abriu a Conferência. “Nestes últimos anos temos lutado muito pela transparência e aumento da participação popular nas ações da Prefeitura. Essa é uma tarefa árdua, pois a população tem suas demandas e sugestões, mas não tem o costume de se envolver nos assuntos da Administração Pública.”

O presidente da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social e corregedor municipal, Mauro Russo, agradeceu pela grande participação dos moradores e autoridades no evento. “Esta conferência é a manifestação da vontade popular de enviar uma mensagem ao Governo Federal para a criação de um Plano Nacional de Transparência na Administração pública”, explicou.

Os conferentes debateram quatro eixos temáticos: Promoção de Transparência Pública; Mecanismos de Controle Social e Engajamento; Atuação do Conselho de Políticas Públicas como Órgão de Controle; e Diretrizes para Prevenção a Corrupção. Da discussão foram tiradas propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Transparência, etapa que antecede a grande discussão nacional do tema.

Mauro Russo lembrou durante o evento que “São Caetano é um exemplo clássico de Prefeitura com controle social e transparência. Em 2005, em seu primeiro ano de governo, o prefeito Auricchio instituiu o Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social (Comcipas), que abriu um importante canal de comunicação entre a Prefeitura e a sociedade.”

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS
1
Crédito:
1
Crédito:Alexandre Yort/PMSCS

  • Data: 27/10/2011 11:10
  • Alterado: 27/10/2011 11:10
  • Redação
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados