São Bernardo Política

Trabalhadores na Ford cobram investimentos na planta de São Bernardo

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 22, na Ford, em São Bernardo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cobrou da direção da empresa a retomada das discussões sobre investimentos na planta e o futuro da unidade, conforme previsto no acordo firmado em março de 2017. Durante o ato, a entidade informou os trabalhadores sobre […]

  • Data: 22/01/2019 17:01
  • Alterado: 22/01/2019 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: SMABC
Trabalhadores na Ford cobram investimentos na planta de São Bernardo

Crédito:

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 22, na Ford, em São Bernardo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cobrou da direção da empresa a retomada das discussões sobre investimentos na planta e o futuro da unidade, conforme previsto no acordo firmado em março de 2017. Durante o ato, a entidade informou os trabalhadores sobre o andamento das negociações e ressaltou que a garantia de emprego depende em grande parte da vinda de novos produtos para a planta, já que atualmente a fábrica de São Bernardo produz apenas o New Fiesta e caminhões.

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, alertou os trabalhadores sobre a importância de discutir o tema. “O acordo construído em 2017, válido até novembro deste ano, previa este período para negociações e até agora não há nada efetivo, nenhuma sinalização por parte da direção. De lá pra cá, mais de mil trabalhadores saíram por meio de PDV e aposentadorias. Portanto, já houve um esforço do Sindicato e dos trabalhadores no sentido de viabilizar esta planta. Hoje a Ford São Bernardo produz apenas o New Fiesta e nenhuma planta se sustenta com um só modelo, ainda mais de um veículo que não possui vida longa, como a própria empresa já anunciou. É urgente retomar a discussão para a vinda de novos projetos e investimentos”.

Para o dirigente, essa indefinição coloca em risco os empregos de todos os trabalhadores da planta. “Aqui também se produz caminhões, mas sabemos que esse setor sozinho não sustenta a unidade, até porque a Ford mundial já disse que esse é um mercado que não interessa muito a ela. O que garante emprego é investimento”

O Coordenador do Comitê Sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, também destacou o esforço que os trabalhadores têm feito ao longo dos anos para manutenção dos empregos: “Já fizemos várias negociações nesta planta de São Bernardo. Fizemos o PPE [Programa de Proteção ao Emprego] e a até mesmo uma fusão entre as fábricas de caminhões e carros. Esta provavelmente é a única montadora do mundo onde os trabalhadores da montagem trabalham em duas fábricas, não existe em nenhum outro lugar uma versatilidade tão grande como a que temos aqui. Nós temos contribuído de uma maneira muito ampla para que a fábrica se viabilize”, reforçou.

Ao final da assembleia, os trabalhadores decidiram iniciar um processo de mobilização permanente, com realização de assembleias internas nas áreas, até a semana do dia 18 de fevereiro, quando está prevista uma reunião com o presidente da Ford no Brasil, Lyle Watters. “Decidimos que não vamos aguardar novembro chegar, quando termina o período de estabilidade, nem mesmo o segundo semestre. Vamos manter uma mobilização permanente na fábrica, vamos cobrar do presidente, vamos lutar para garantir uma nova expectativa de futuro para os trabalhadores, um cenário diferente dessa indefinição e desse risco que se desenha hoje”, reforçou Wagner Santana.

A fábrica de São Bernardo da Ford emprega atualmente cerca de 2,8 mil trabalhadores. 

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 22/01/2019 05:01
  • Alterado: 22/01/2019 05:01
  • Redação
  • SMABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados