Data: 27/05/2019 15:45 / Autor: Redação / Fonte: SESI

SESI São Bernardo recebe mostra de Música Erudita

A programação é composta pelos grupos Marco Bernardo, Duo Flutuart e Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”, que trazem aos palcos toda a diversidade presente no gênero musical proposto


Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”
Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”

Crédito: Mateus Medeiros

A primeira temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita, que em 2019 também acontecerá no segundo semestre, propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários.

O São Bernardo é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Marco Bernardo, Duo Flutuart e Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”. Os concertos acontecem entre os dias 30 de maio e 1º de junho, quinta a sábado, às 20h. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Falar de música erudita é falar de um estilo musical que foi executado distante dos ouvidos do grande público, durante um longo período de tempo. Era uma música feita pela e para a elite. Entretanto, com o passar dos anos, os compositores procuraram aproximar a música erudita do que era a música popular. A tentativa não era tornar semelhante os dois gêneros, mas sim diminuir as divisões e ampliar o repertório e a escuta de todos. A Mostra de Música Erudita, programada pelo SESI-SP, tem objetivos semelhantes a esse: trazer ao grande público e com livre acesso uma temática que amplia a percepção sonora, assim como o repertório artístico”, declara Mariana Apolinário, uma das idealizadoras da Mostra SESI-SP de Música Erudita.

A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

Os grupos

Marco Bernardo

30 de maio, quinta, 20h

A apresentação faz tributo ao CD duplo Radamés Gnattali: Integral dos Choros para Piano Solo, obra do maestro e músico conhecido nos meios popular e erudito, que acompanhou o processo de evolução do choro e é referência na linguagem instrumental.

Das obras apresentadas, tanto nas inéditas quanto nas que já se tornaram emblemáticas do repertório de grandes pianistas, Marco Bernardo alia o capricho da técnica erudita à delicadeza dos toques no piano brasileiro, fazendo transparecer a bossa eterna de Radamés Gnattali.

Duo Flutuart

31 de maio, sexta, 20h

Concerto apresenta a vida e a obra da artista brasileira Chiquinha Gonzaga

Com repertório especialmente arranjado, a apresentação é dividida em três partes que traduzem a vida e a obra da artista: A Feminista, Chiquinha e Callado e Abolicionista.

Com mais de 150 anos de história, a compositora Chiquinha Gonzaga é considerada uma das mais importantes da música brasileira, e sempre lembrada pela marcha carnavalesca O Abre Alas.

Quarteto de Trombones “Ernst Mahle”

1º de junho, sábado, 20h

Músicos exploram a versatilidade do trombone, transitando em diversos períodos musicais.

Entre intervenções narrativas e musicais, o público é convidado para uma viagem na história da música, desde a Renascença até os dias atuais. O narrador apresenta um texto introdutório, e em seguida, o Quarteto executa as obras do período musical comentado, enquanto imagens são exibidas ao fundo, criando um ambiente artístico e didático.

Com o uso de diversas linguagens, o Quarteto de Trombones "Ernst Mahle" transita entre os diversos períodos da história da música, oferecendo ao público uma apresentação repleta de música, conhecimento e arte.

Mostra SESI-SP de Música Erudita

A beleza da música erudita vai além da sua polifonia majestosa, envolvente, da sonoridade de seus acordes e harmonias sublimes. Existe beleza também nas histórias que cercam o surgimento das obras e seus compositores.

A programação, este ano dividida entre os dois semestres, conta com uma ação integrada de formação de público para música erudita: além das apresentações, é realizado um bate-papo entre os espectadores e o grupo de música sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

SERVIÇO

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Local: Teatro SENAI Mario Amato - Rua Vitória Maria Médice Ramos, 330 - Assunção | São Bernardo do Campo

Datas e horários: 30 de maio a 1º de junho, às 20h

Capacidade: 407 lugares 8 para cadeirantes

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Música Erudita

Informações: 4344-1000

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Apresentar o protocolo de reserva impresso ou no celular.

Comente aqui