Data: 31/05/2019 09:32 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

Semana do Meio Ambiente tem início nesta segunda-feira em São Bernardo

Programação inclui visitas guiadas, palestras, cursos e outros eventos de conscientização e valorização da natureza espalhados por diversos pontos da cidade


Semana do Meio Ambiente de 2019 tem início nesta segunda-feira em São Bernardo
Semana do Meio Ambiente de 2019 tem início nesta segunda-feira em São Bernardo

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo dá início na próxima segunda-feira (03/06) à programação especial de atividades em celebração à semana do Meio Ambiente de 2019. As ações comemorativas serão baseadas em visitas guiadas, palestras, cursos e outros eventos de conscientização e valorização da natureza espalhados por diversos pontos da cidade. A semana é uma extensão do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de maio de cada ano. As inscrições para as atividades podem ser feitas no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

A programação será inaugurada na segunda-feira, com uma visita monitorada ao Parque Ecológico Imigrantes (PEI), localizado às margens da Rodovia Imigrantes. Pensado, projetado e construído de acordo com princípios socioambientais, o PEI é um dos únicos do País com trajetos que facilitam a inclusão em atividades de ecoturismo, esportes e aventura. Além disso, o local possui soluções de sustentabilidade, como a escolha da madeira plástica para a construção da passarela elevada, sistema fotovoltaico e eólico para backup de energia, entre outras iniciativas sustentáveis.

Para participar é necessária inscrição prévia, com ponto de encontro marcado no Paço às 13h e retorno previsto para as 17h. É recomendado o uso de calça comprida e calçado fechado e porte de capa de chuva, chapéu, protetor solar, água e lanche leve.

As atividades terão continuidade na terça-feira (04/06) com o mini curso “O que é Educação Ambiental? – Superando o senso comum”, ministrado pela especialista Marta Ângela Marcondes, bióloga, mestre em educação, professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O evento será realizado no Plenarinho da Câmara de Vereadores, no Centro, das 9h às 12h.

Na quarta-feira (05/06) será a vez do seminário “Política Ambiental: Oportunidades e desafios”, realizado na Faculdade de Direito de São Bernardo, a partir das 18h30. A atração abordará temas como “Mudanças Climáticas e os Acordos Internacionais”, “Ética, Transparência e Meio Ambiente”. “Liderança para a Sustentabilidade: Os Desafios do Presente e do Futuro”. Na quinta-feira (06/06) a Prefeitura promoverá uma visita guiada na Central de Triagem de Materiais Recicláveis, com saída do Paço, às 8h30. O passeio é restrito a maiores de 18 anos.

A semana será encerrada no sábado (08/05), com o evento “Eu cuido da minha cidade – Clean Up com escoteiros”, em ação conjunta entre representantes do Paço e escoteiros da cidade.

Comente aqui