Data: 10/06/2019 16:15 / Autor: Redação / Fonte: SBCTRANS

SBCTRANS recebe prêmio internacional na Suécia, com projeto Giro da Arte

Utilizando pneus que seriam destinados ao descarte, o projeto garantiu premiação mundial a São Bernardo do Campo


SBCTRANS recebe prêmio internacional pelo projeto Giro da Arte
SBCTRANS recebe prêmio internacional pelo projeto Giro da Arte

Crédito: Divulgação/SBCTRANS

O projeto “Giro da Arte SBCTrans” garantiu à SBCTrans, de São Bernardo do Campo, a conquista do Prêmio de Reconhecimento Internacional da UITP (União Internacional de Transporte Público). A premiação foi recebida, hoje, dia 10 de junho, em Estocolmo, na Suécia, pela diretora executiva da SBCTrans, Milena Braga Romano, responsável pela administração da empresa e grande apoiadora dos programas culturais, sociais, ambientais, de assistência e relacionamento com a comunidade de São Bernardo do Campo.

Milena Braga Romano externou o entusiasmo pela premiação e destacou a importância de uma empresa de transporte público incentivar a prática da sustentabilidade e a preservação ambiental por intermédio da arte. “É preciso promover e incentivar a sustentabilidade. Transformar pneus usados e que seriam descartados em obras de arte foi um verdadeiro presente a São Bernardo do Campo”, enfatiza Milena.

O Giro da Arte SBCTrans foi uma ação cultural, social e ambiental, com pinturas criadas por artistas utilizando, como matéria-prima, pneus de ônibus usados que seriam destinados para o descarte e que foram expostas durante mais de um mês nos principais pontos de São Bernardo do Campo. A exposição contou com 20 obras assinadas por 20 diferentes artistas, como Alexandre Truff, Binho, Subtu, entre outros, para comemorar os 20 anos de atuação da SBCTrans no transporte urbano do município.

Pneus usados de ônibus da SBCTrans que não são mais utilizados e, em vez de serem descartados, ganharam uma nova “vida” e viraram obras de arte. O desafio dos artistas foi, através da criatividade e imaginação, destacar – em uma tela colocada no centro dos pneus – as principais práticas adotadas de sustentabilidade e preservação ambiental.

Ao final, todas as obras foram doadas a entidades assistenciais em sorteio realizado na sede da Prefeitura da cidade.

Fundada em 1885 e com sede em Bruxelas, na Bélgica, a UITP é uma associação internacional dedicada à mobilidade urbana sustentável e reúne todas as partes interessadas no transporte público e diferentes modais, como metrô, ônibus, trens, VLT e barcos.

Entidade mais representativa do setor, constitui-se de uma rede internacional formada por 1.600 empresas associadas, com a participação de 3.400 membros em 99 países, cobrindo todos os transportes públicos. A divisão América Latina foi criada em 2003 e dois anos depois foi instalado o escritório em São Paulo, onde é representada pelo Metrô, EMTU e CPTM.

Comente aqui