Data: 17/10/2019 14:10 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

SBC é destaque em ranking de cidades com potencial de desenvolvimento do País

Município subiu 15 colocações no levantamento que avalia execução de políticas públicas em cidades de todo o Brasil


Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas, São Bernardo mais uma vez foi destaque em estudo que elege as cidades com maior potencial de desenvolvimento do País. A edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities classificou a cidade como a 18ª mais inteligente e conectada do Brasil, sendo o município do Grande ABC que mais subiu posições na comparação com o levantamento anterior, quando a cidade esteve em 33º lugar.

No ranking, São Bernardo teve posição de destaque nos indicadores que avaliam as áreas de Segurança, Mobilidade e Acessibilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia e Governança. Em todas essas categorias, o município ficou entre as 50 melhores cidades. O município ainda aparece no top 100 nos indicadores de Saúde, Educação e Empreendedorismo.

O levantamento, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeou neste ano todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir os municípios com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Na avaliação do prefeito São Bernardo, Orlando Morando, o ótimo resultado obtido pelo município reflete a consolidação de políticas públicas inovadoras aplicadas pela atual gestão com intuito de proporcionar melhor qualidade de vida para todos os moradores. “Esse modelo tem nos permitido avançar de forma mais consistente e rápida para que São Bernardo se transforme cada vez mais em uma cidade inteligente, humana e sustentável”, afirmou o chefe do Executivo.

INOVAÇÃO - Entre as ações que contribuíram para a boa colocação está a implantação de internet wi-fi em praças públicas, a criação dos aplicativos SBC na Palma da Mão, que reúne em um único canal os principais serviços da Administração Pública, e Partiu SBC, que identifica a localização dos ônibus municipais e a previsão de chegada nos pontos, em tempo real.

Também foi considerada a Central Integrada de Monitoramento (CIM), que opera 400 câmeras de última geração instaladas em prédios públicos como escolas municipais e unidades de Saúde, além de ações de proteção ao meio ambiente, por meio de sobrevoos periódicos, sistemas de geolocalização e imagens de satélite para comparativo das ações de desmatamento e crimes ambientais.

PIONEIRA – Dentre deste pacote de ações pioneiras, São Bernardo acaba de inaugurar neste mês o 1º Centro de Operações Integradas de Segurança (COI) do Estado que promete agilizar e conectar forças policiais em um único espaço voltado a ações inteligente das corporações. O espaço, que abriga 400 policiais e opera 673 câmeras de monitoramento, será utilizado como modelo para futuras unidades em São Paulo.

METODOLOGIA - A elaboração do ranking Connected Smart Cities  é feita por meio de análise de publicações nacionais, internacionais e indicadores sobre a temática de cidades inteligentes, sustentáveis e conectadas.

O estudo tem como base 11 indicadores: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança. Entre os quesitos analisados, estão: ciclovias, atendimento urbano de água, tratamento de esgoto, mortalidade infantil, crescimento do PIB per capta e geração de empregos.

Comente aqui