Data: 12/10/2019 10:42 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

São Bernardo tem programação para as crianças durante todo o mês de outubro

Criançada e seus pais poderão acompanhar atividades gratuitas em literatura, intervenção artística, teatro, cinema e exposição


São Bernardo tem programação para as crianças durante todo o mês de outubro
São Bernardo tem programação para as crianças durante todo o mês de outubro

Crédito: Divulgação

Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado neste sábado (12/10), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Cultura e Juventude, preparou uma programação especial que se estenderá por todo o mês de outubro. A criançada e seus pais poderão acompanhar atividades gratuitas em literatura, intervenção artística, teatro, cinema e exposição. Neste sábado, às 16h, o grupo Sentados na Janela animará a tarde do Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo, no Taboão, com o espetáculo As Princesas no País das Maravilhas.

Dentro do “Casarão brincante” da Chácara Silvestre será realizado nos dias 16 e 20, o 4° Festival de Contação de Histórias. Em vários formatos e para todas as gerações, os pequenos poderão participar de oficinas de contação e fabricação de brinquedos e origami. Haverá ainda uma feira com exposição e venda de brinquedos e produtos artesanais. Estarão presentes a Chiclete & Cia, Grupo Rebrincando, Coletivo Menelão de Teatro e Circo Sem Lona.

Para os que querem estar mais pertinho dos livros, as bibliotecas Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Malba Tahan também prepararam, do dia 16 a 26/10, atividades específicas com os projetos Contos & Encantos e Roda de Leitura.

O Grupo Cênico Regina Pacis irá encenar o espetáculo Aventuras de um Barquinho, com texto inspirado na obra de Ilo Krugli, no dia 17, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, no Centro. No espaço também está acontecendo, até o dia 21/11, a exposição Das Ruas à Cidadania, uma Cultura de Paz Infantojuvenil. A mostra de arte gráfica, com histórias em quadrinhos, foi elaborada pelos adolescentes atendidos pela Fundação Criança a partir de imagens reais e de paisagens da cidade.

Já o Centro Cultural Jácomo Guazzelli, no Ferrazópolis, será transformado em cinema no dia 18, para a exibição do filme Detetive Pikachu. Para quem gosta de palhaço, o Coletivo Menelão de Teatro traz, no dia 20, na Praça Benedito de Almeida, na Pauliceia, a apresentação Treinalhaço – A competição de quem erra mais. Através de canções populares ao som do instrumento ukulele, as crianças serão convidadas a participarem do Sarau Infantil Cantando e Contando, no dia 22, na Biblioteca Guimarães Rosa.

A intervenção artística Itinerários: Para montar e desmontar acontecerá no dia 25, no Centro Cultural Jácomo Guazzelli, dia 26, no Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais, na Chácara Silvestre, e no mesmo dia, no CREC Pauliceia. A atividade possibilita movimentar e criar imagens corporais, ativando as sensações e a percepção a partir da contemplação do espaço.

No último domingo do mês, dia 27, no Teatro Abílio Pereira de Almeida, a programação será encerrada com o projeto Abilinho, que recebe Os Piratas na Ilha do Tesouro Perdido. É necessário retirar os ingressos meia hora antes.

O secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, afirma que o objetivo é incentivar a inserção de crianças, jovens e adultos nas ações culturais e no universo das artes. “Nosso objetivo é descentralizar, ampliar e diversificar as atividades nas suas diferentes linguagens”, disse.

Mais informações pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Comente aqui