Data: 04/10/2019 16:38 / Autor: Ana Carolina Martins / Fonte: PMSBC

São Bernardo tem agenda cultural gratuita neste fim de semana

Programação inclui opções para quem quer curtir atrações gratuitas de música, exposição, oficina, literatura e dança


Banda Mirim Baeta Neves
Banda Mirim Baeta Neves

Crédito: Divulgação/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo preparou uma programação especial para este fim de semana (05 e 06/10), para quem quer aproveitar atrações gratuitas de música, palestra, exposição, oficina, literatura e dança. A programação começa às 9h deste sábado (05/10), com evento temático do Outubro Rosa, no Mercado Municipal do Rudge Ramos. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na ocasião, haverá show, danças circular, cigana e de salão, além de oficina de artesanato. Além disso, serão montados estandes do projeto Crochê Cultural, com distribuição de laços que simbolizam a campanha e do Espalhando a Leitura, que incentiva o público a ter contato com os livros.

No mesmo dia, às 10h, acontece a palestra Pelos Caminhos da Adoção, com o lançamento do livro Fui Adotada aos 56 anos: Uma História Real de Adoção Tardia, na Biblioteca Machado de Assis, no Riacho Grande. O exemplar, de Maria Angélica, psicóloga e moradora de São Bernardo, foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo).

Já às 14h, na Pinacoteca, onde fica a Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, acontece a abertura da exposição Lembrando Durval Pereira. O artista plástico Mario Assis selecionou e pintou 15 telas em estilo próprio, empregando a técnica de Durval de luz e sombra. No local, também ocorrerá, às 15h, a intervenção artística Itinerários: Para Montar e Desmontar, onde o público poderá criar imagens corporais a partir da percepção e contemplação do espaço. Esta atividade acontece ainda em outros espaços como no Centro Cultural Bairro Baeta Neves, no domingo (6/10), às 15h.

Na Biblioteca Monteiro Lobato, o público poderá acompanhar o lançamento do livro Encontro das Águas e a obra de pesquisa Racismo Invisível, de Renato Ladeia. Em seguida, Mariane Mottoso, cantora são-bernardense, fará um show no espaço exaltando a diversidade da cultura brasileira. A programação musical continua, às 16h, na Divisão de Ações para a Juventude (Dajuv), com o Encontro dos Corais das Oficinas Culturais do município, com várias formações e repertórios variados.

Em uma apresentação cheia de emoção, a Banda Mirim Baeta Neves volta aos palcos do Teatro Abílio Pereira de Almeida no domingo (06/10), às 17h. A formação da banda ocorreu nos anos 1960, com garotos de 9 a 12 anos. Os anos seguiram e o grupo fez diversas apresentações no Brasil e fora do País. Hoje, adultos, muitos deles são músicos consagrados que trabalham com artistas renomados. A regência é do maestro Irineu Negri Garcia. É necessário retirar ingressos meia hora antes.

O secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, afirma que está democratizando e valorizando as ações culturais de São Bernardo. “Estamos estimulando a apropriação dos espaços, formando públicos que possam usufruir da cidade como um todo”, disse.

Saiba mais sobre a programação cultural em www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Serviço:

Mercado Municipal Hélio Masini: Av. Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.

Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis: Av. Araguaia, 284, Riacho Grande. Tel.: 4354 9809/ 4354 8455.

Pinacoteca de São Bernardo do Campo/ Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi: R. Kara, 105, Jardim do Mar. Tel.: 2630 9600/4125 2379.

Biblioteca Pública MunicipalMonteiro Lobato: R. Dr. Fláquer, 26, Centro. Tel.: 2630 5100.

Divisão de Ações Ligadas à Juventude – Dajuv: Avenida Redenção, 271, portaria 23, Centro. Tel.: 2630 6788.

Centro Cultural Bairro Baeta Neves/ Teatro Abílio Pereira de Almeida: Praça São José, s/nº, Baeta Neves. Tel. 2630 9555.

Comente aqui