
Crédito: Valdemar Sódio
Com o intuito de incentivar a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, a Prefeitura de São Bernardo recebeu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a 1ª Copa Ãnimã de Basquete Inclusão, entre os dias 30 de junho a 4 de julho. Organizado pela Federação Paulista de Basquete (FPA), o evento contará com 11 equipes das categorias sub-12, sub-13 e sub-15, compostas por jovens com deficiências físicas e/ou intelectuais com síndromes de Down, X Frágil, Autismo, entre outras.
O evento ocorreu em três espaços esportivos da cidade: o Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, o CREC Deputado Odemir Furlan (Baetinha) e a Associação dos Funcionários Públicos. Os clubes que participaram da competição são: Instituto Brazolin, São Bernardo Tênis Clube, Apagebask, Portinari, Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, Senai - Diadema, Melo Dante - Mogi, Girafinhas - Mauá, Mackenzie, SESI – SP e Jequiá - RJ. Paralelamente às atividades esportivas, haverá palestras sobre saúde, esporte e inclusão, com profissionais especializados em pessoas com deficiência.
Na última quarta-feira (04/07), foi realizada a cerimônia de encerramento da competição. O evento contou com a presença do mesa-tenista Hugo Hoyama, do presidente da Federação Paulista de Basquete, Enyo Correia, da idealizadora e organizadora do evento, Miriam Contrera, e do vereador Alex Mognon e da deputada federal Mara Gabrilli.
Mirian Contrera não escondeu a emoção com o êxito da competição. “Nossos objetivos e expectativas foram alcançados. Com muita alegria, recebemos a notícia de que os Jogos Escolares irão incluir times especiais. Trata-se de uma grande vitória para todos que lutam pela inclusão dos deficientes no esporte”, afirmou.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Sérgio Pasin, o evento cumpriu o seu papel. “O prefeito Orlando Morando de forma visionária deu total apoio ao projeto e cedeu a estrutura do município com ginásios, transporte e alojamento. Nunca um evento de inclusão teve tanto destaque”, comemorou.
A deputada federal Mara Gabrilli falou sobre a sua luta pela inclusão para proporcionar uma vida melhor aos deficientes e parabenizou a iniciativa. “Esse projeto une esporte, cidadania e inclusão. Esses são os pilares que o nosso país precisa para se desenvolver e esse apoio é fundamental”, ressaltou.
História de vida - O evento também contou com palestras ministradas por deficientes físicos e/ou intelectuais, que relataram sua experiência. Eliana Zagui, pintora e autora do livro “Pulmões de Aço” contou como supera suas dificuldades. Vítima de paralisia infantil e poliomielite, Eliana foi morar no Hospital das Clínicas com dois anos de idade, há mais de 40 anos.
Categoria especial - O jogo de abertura foi disputado por atletas profissionais da Adesp/São Bernardo. O campeonato reuniu quatro times de atletas com deficiência física/intelectual; Semeador - And1 de São Caetano, Adesp - Overtime, Gapi - Instituto Brazolin, Inspiradores – Rotary.
Confira os vencedores das categorias sub-12, sub-13 e sub-15
Categoria Sub 12 - Série Ouro
1o Lugar - Palmeiras
2o Lugar - Mauá
3o Lugar - Mogi
Categoria Sub 12 - Série Prata
1o Lugar - Brazolin
2o Lugar - Mackenzie
3o Lugar - Senai Diadema
Categoria Sub 13 - Série Ouro
1o Lugar - Brazolin
2o Lugar - Palmeiras
3o Lugar - Barueri
Categoria Sub 13 - Série Prata
1o Lugar - Mogi
2o Lugar - Apagebask
3o Lugar - Portinari
Categoria Sub 15 - Série Ouro
1o Lugar - Pinheiros
2o Lugar - SBTC
3o Lugar - Mackenzie
Categoria Sub 15 - Série Prata
1o Lugar - Brazolin
2o Lugar - Apagebask
3o Lugar - Jequiá
Categoria Sub 13 - Feminino
1o Lugar - Sesi SP
2o Lugar - São José
3o Lugar – Mauá
Destaques:
Posição 1 - Artur Bueris - Mogi
Posição 2 - David - Apagebask
Posição 3 - Jhonatan - Palmeiras
Posição 4 - Riquelme - Brazolin
Posição 5 - Weber Jr - Mauá
Melhor Defensor - Shamell Jr - Mogi
Melhor Técnico - Gustavo - Palmeiras
Votação melhores Copa Anima Sub-13
Posição 1 - Michael Leone - Palmeiras
Posição 2 - Nathan - Brazolin
Posição 3 - Gustavo - Barueri
Posição 4 - Gabriel - Brazolin
Posição 5 - Roberto - Apagebask
Melhor Defensor - Jordan – Mogi
Votação melhores Copa Anima Sub 15
Posição 1 - Thiago - Pinheiros
Posição 2 - Gabriel Caldeira - Mackenzie
Posição 3 - Breno - SBTC
Posição 4 - Pedro - SBTC
Posição 5 - Kaique - Pinheiros
Melhor Defensor - Artur - SBTC
Melhor Técnico - Fernando – Mackenzie
Comente aqui