Data: 06/07/2018 11:28 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo

São Bernardo recebeu 1ª Copa Ãnimã de Basquete Inclusão

Torneio contou com 600 atletas federados e 65 atletas especiais, em três equipamentos esportivos da cidade


 1ª Copa Ãnimã dá um show ao incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência
1ª Copa Ãnimã dá um show ao incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência

Crédito: Valdemar Sódio

Com o intuito de incentivar a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, a Prefeitura de São Bernardo recebeu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a 1ª Copa Ãnimã de Basquete Inclusão, entre os dias 30 de junho a 4 de julho. Organizado pela Federação Paulista de Basquete (FPA), o evento contará com 11 equipes das categorias sub-12, sub-13 e sub-15, compostas por jovens com deficiências físicas e/ou intelectuais com síndromes de Down, X Frágil, Autismo, entre outras.

O evento ocorreu em três espaços esportivos da cidade: o Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, o CREC  Deputado Odemir Furlan (Baetinha) e a Associação dos Funcionários Públicos. Os clubes que participaram da competição são: Instituto Brazolin, São Bernardo Tênis Clube, Apagebask, Portinari, Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, Senai - Diadema, Melo Dante - Mogi, Girafinhas - Mauá, Mackenzie, SESI – SP e Jequiá - RJ. Paralelamente às atividades esportivas, haverá palestras sobre saúde, esporte e inclusão, com profissionais especializados em pessoas com deficiência.

Na última quarta-feira (04/07), foi realizada a cerimônia de encerramento da competição. O evento contou com a presença do mesa-tenista Hugo Hoyama, do presidente da Federação Paulista de Basquete, Enyo Correia, da idealizadora e organizadora do evento, Miriam Contrera, e do vereador Alex Mognon e da deputada federal Mara Gabrilli.

Mirian Contrera não escondeu a emoção com o êxito da competição. “Nossos objetivos e expectativas foram alcançados. Com muita alegria, recebemos a notícia de que os Jogos Escolares irão incluir times especiais. Trata-se de uma grande vitória para todos que lutam pela inclusão dos deficientes no esporte”, afirmou.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Sérgio Pasin, o evento cumpriu o seu papel. “O prefeito Orlando Morando de forma visionária deu total apoio ao projeto e cedeu a estrutura do município com ginásios, transporte e alojamento. Nunca um evento de inclusão teve tanto destaque”, comemorou.

A deputada federal Mara Gabrilli  falou sobre a sua luta pela inclusão  para proporcionar uma vida melhor aos deficientes e parabenizou a iniciativa. “Esse projeto une esporte, cidadania e inclusão.  Esses são os pilares que o nosso país precisa para se desenvolver e esse apoio é fundamental”, ressaltou.

História de vida - O evento também contou com palestras ministradas por deficientes físicos e/ou intelectuais, que relataram sua experiência. Eliana Zagui, pintora e autora do livro “Pulmões de Aço” contou como supera suas dificuldades. Vítima de paralisia infantil e poliomielite, Eliana foi morar no Hospital das Clínicas com dois anos de idade, há mais de 40 anos.

Categoria especial - O jogo de abertura foi disputado por atletas profissionais da Adesp/São Bernardo. O campeonato reuniu quatro times de atletas com deficiência física/intelectual; Semeador - And1 de São Caetano, Adesp - Overtime, Gapi - Instituto Brazolin, Inspiradores – Rotary.

Confira os vencedores das categorias sub-12, sub-13 e sub-15

Categoria Sub 12 - Série Ouro

1o Lugar - Palmeiras

2o Lugar - Mauá

3o Lugar - Mogi

Categoria Sub 12 - Série Prata

1o Lugar - Brazolin

2o Lugar - Mackenzie

3o Lugar - Senai Diadema

Categoria Sub 13 - Série Ouro

1o Lugar - Brazolin

2o Lugar - Palmeiras

3o Lugar - Barueri

Categoria Sub 13 - Série Prata

1o Lugar - Mogi

2o Lugar - Apagebask

3o Lugar - Portinari

Categoria Sub 15 - Série Ouro

1o Lugar - Pinheiros

2o Lugar - SBTC

3o Lugar - Mackenzie

Categoria Sub 15 - Série Prata

1o Lugar - Brazolin

2o Lugar - Apagebask

3o Lugar - Jequiá

Categoria Sub 13 - Feminino

1o Lugar - Sesi SP

2o Lugar - São José

3o Lugar – Mauá

Destaques:

Posição 1 - Artur Bueris - Mogi

Posição 2 - David - Apagebask

Posição 3 - Jhonatan - Palmeiras

Posição 4 - Riquelme - Brazolin

Posição 5 - Weber Jr - Mauá

Melhor Defensor - Shamell Jr - Mogi

Melhor Técnico - Gustavo - Palmeiras

Votação melhores Copa Anima Sub-13

Posição 1 - Michael Leone - Palmeiras

Posição 2 - Nathan - Brazolin

Posição 3 - Gustavo - Barueri

Posição 4 - Gabriel - Brazolin

Posição 5 - Roberto - Apagebask

Melhor Defensor - Jordan – Mogi

Votação melhores Copa Anima Sub 15

Posição 1 - Thiago - Pinheiros

Posição 2 - Gabriel Caldeira - Mackenzie

Posição 3 - Breno - SBTC

Posição 4 - Pedro - SBTC

Posição 5 - Kaique - Pinheiros

Melhor Defensor - Artur - SBTC

Melhor Técnico - Fernando – Mackenzie

Comente aqui