Data: 08/10/2021 13:17 / Autor: Redação / Fonte: Diverte Teatro Viajante

São Bernardo recebe peça gratuita "O Show da Química" com cientistas malucos

O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças


Cientistas Malucos
Cientistas Malucos

Crédito: Divulgação

A ciência e a química nunca foram tão divertidas! A peça gratuita "O Show da Química" será encenada por cientistas malucos, que nesta ocasião farão demonstrações espetaculares às crianças de 8 a 12 anos, as quais terão a oportunidade de participar e interagir no palco, realizando experimentos químicos. O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. As apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da BASF, empresa química alemã presente há 110 anos no Brasil, por meio de lei federal de incentivo à cultura.

Durante a apresentação, as crianças irão assistir e participar de experiências químicas com resultados incríveis, descobrindo um mundo mágico de cores, sons e explosões. Com a ajuda de cientistas malucos, elas vão descobrir o que são polímeros e qual a sua importância no nosso dia a dia, vão entender os diferentes estados da matéria e explorarão o mundo das reações químicas descobrindo o que são catalisadores. Ao final da peça, todos serão nomeados os mais novos "Cientistas Mirim".

De forma muito interativa e divertida, o espetáculo "O Show da Química" demonstra, através de experiências surpreendentes, como a química é uma parte importante das nossas vidas. As crianças se conectam com os cientistas e entendem de uma maneira muito mais simples e rápida sobre temas que podem parecer complexos, como reações químicas, mudanças de estado da matéria, entre outros.

"Química pode parecer apenas mais uma matéria na escola, mas nós queremos mudar isso!", explica o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez. "Graças ao teatro, conseguimos realizar uma aproximação com a plateia e demonstrar como a química é, na verdade, muito interessante. Saímos de nossas apresentações com muitos Cientistas Mirim, e tenho certeza de que estamos plantando uma sementinha para que muitos deles busquem o caminho da ciência como uma profissão no futuro".

A parceria da BASF com o projeto Diverte Teatro Viajante está alinhada aos objetivos da estratégia de engajamento social da empresa, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam ampliar o conhecimento, despertar o interesse e melhorar a preparação de estudantes sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por meio de parcerias estratégicas.

CRONOGRAMA:

Data: 13/10/2021

Horários: 9h e 10h30

Local: Waldemar Canciani - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Data: 13/10/2021

Horários: 14h e 15h30

Local: Marineida Meneghelli de Lucca, Professora - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Data: 14/10/2021

Horários: 10h30 e 13h15

Local: Aldino Pinotti - Prefeito, - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Data: 14/10/2021

Horário: 15h30

Local: Viriato Correia - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Data: 26/10/2021

Horários: 9h, 10h30 e 14h

Local: Claudemir Gomes do Vale - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Data: 27/10/2021

Horários: 10h30 e 13h15

Local: Natalina Cuzziol Ferro - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Data: 27/10/2021

Horário: 15h30

Local: Odemir Furlan - EMEB

Município: São Bernardo do Campo - SP

Sobre o projeto Diverte Teatro Viajante

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em munícipios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.

O Projeto está em sua 6ª edição e já alcançou um público de mais de 225.000 pessoas percorrendo o Brasil de norte a sul, levando teatro para crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência tão essencial para a formação do intelecto.

Comente aqui