Data: 19/05/2022 17:04 / Autor: Vivian Rossi / Fonte: PMSBC

São Bernardo promove a VI Semana de Enfermagem na Fábrica de Cultura

Evento celebra os dias dos enfermeiros e dos auxiliares e técnicos, comemorados em 12 e 20 de maio, respectivamente


Semana de Enfermagem na Fábrica de Cultura
Semana de Enfermagem na Fábrica de Cultura

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Com apresentação de todas as frentes de trabalho das equipes de enfermagem dos serviços da rede municipal de Saúde, que abrangem a Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência, Domiciliar, Hospitalar e Proteção à Saúde e Vigilâncias, a VI Semana de Enfermagem de São Bernardo, iniciada nesta quarta-feira (18/5), na Fábrica de Cultura, homenageia os enfermeiros, auxiliares e técnicos e celebra os dias destes profissionais, comemorados nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente. A atividade se encerra nesta quinta-feira (19/5), às 21h. 

Presente na cerimônia de abertura do evento, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, ressaltou que enfermeiros, auxiliares e técnicos representam o verdadeiro sentido da palavra “cuidar”, tornando todos os procedimentos mais humanizados e próximos, algo que se tornou essencial durante a pandemia, mesmo diante de toda proteção individual para evitar contaminações. 

“A Semana de Enfermagem permite a troca de experiência das diversas equipes da rede que, em suas rotinas pouco se veem, além de marcar a celebração pelos dias do enfermeiro, do auxiliar e do técnico de enfermagem. É importante participarmos e contribuirmos para o fortalecimento desta área e destes profissionais”, ressaltou o secretário de Saúde de São Bernardo. 

A exposição é aberta ao público e conta um pouco dos serviços prestados pela rede do município, passando por todos os equipamentos de Saúde, por meio de exposição e palestras, além de simulações realísticas com exposição dos diversos cenários de atuação da equipe de enfermagem e exposição de pôsteres das experiências exitosas desenvolvidas pela categoria. 

O evento é uma imersão em conhecimento e troca de experiências de temas de atualidades, tanto para os profissionais da área, estudantes e sociedade civil, na visão da diretora de Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, Carmen Lucia Antunes Pimenta Simões. “Nosso objetivo principal é apresentar o alcance do trabalho da enfermagem, a integração dos saberes e a inovação realizada no cotidiano nas diversas atuações da rede de saúde, divulgando ainda as especializações e valorizando o profissional de enfermagem”, explicou a diretora. 

DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO – Nesta quinta-feira (19/5) também é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. São Bernardo é sede do maior Banco de Leite Humano da região, localizado no Hospital Municipal Universitário (HMU), que atua como referência na capitação da doação do alimento. “Atualmente, o estoque está abaixo do considerado ideal, por isso reforçamos com a população a importância de doar. Temos uma equipe especializada que orienta todas as etapas do processo e busca o leite na casa da doadora. Um gesto simples que salva a vida de muitos bebes recém-nascidos”, complementou Reple. Interessadas em fazer doações ao Banco de Leite Humano podem entrar em contato por meio de mensagem pelo número (11) 96194-2262 ou ligar no (11) 4365-1480. 

SERVIÇO - VI SEMANA DE ENFERMAGEM DE SÃO BERNARDO

Data: 18 e 19/05

Horário: 17h às 21h

Local: Fábrica de Cultura 4.0 - Bruno Covas (Av. Ítalo Setti, 80 – Baeta Neves).

Comente aqui