Data: 09/04/2013 18:41 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

São Bernardo promove curso para condutores de motolâncias

Iniciativa irá capacitar 20 profissionais do SAMU de cidades que dependem da habilitação de pilotos para introduzir as motocicletas no socorro


Motolâncias na prestação de primeiros socorros
Motolâncias na prestação de primeiros socorros

Crédito: Raquel Toth

 

Vários municípios do Estado de São Paulo inscreveram-se no curso de formação de condutores de motolâncias que será realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por intermédio da Secretaria de Saúde, entre os dias 15 e 18. A iniciativa irá capacitar 20 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de cidades que dependem da habilitação de pilotos para introduzir as motocicletas na prestação de primeiros socorros. 

O curso será realizado das 8h às 17h, no Centro de Reflexão do Trânsito, na Rua Humberto Luis Gastaldo, 40, no Parque São Diogo, em São Bernardo. Com carga horária de 60 horas, a capacitação terá aulas teóricas sobre legislação e direção defensiva, além de prática de pilotagem.

No último dia do curso, os inscritos terão noções de pilotagem off road (fora da estrada) no Centro de Treinamento da Honda, em Indaiatuba. Deverão participar representantes dos SAMUs de Diadema, Santo André, Mauá, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Marília, Santos, Cubatão, Praia Grande e São Vicente.    

Reforço - São Bernardo conta com motolâncias na frota do SAMU desde março de 2010. São duas motocicletas tipo trail, de 250 cilindradas, dotadas de desfibrilador automático para vítimas de parada cardíaca, torpedo de oxigênio com máscara, colar cervical e talas de imobilização, entre outros aparelhos e material de primeiros socorros. As motos enfrentam com mais desenvoltura os congestionamentos de trânsito e chegam com mais rapidez em pontos de acesso mais difícil, como por exemplo a região do pós-balsa. 

Motolâncias na prestação de primeiros socorros
Motolâncias na prestação de primeiros socorros

Crédito: Raquel Toth

Comente aqui