Data: 05/07/2022 16:47 / Autor: Janaina Pereira / Fonte: Secom/PMSBC

São Bernardo promove ação educativa no Dia Mundial das Zoonoses

Com tenda na Praça da Matriz, ação busca conscientizar sobre os cuidados à prevenção da dengue, zika, chikungunya, malária, raiva e outras doenças


Praça da Matriz
Praça da Matriz

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Doenças transmitidas por animais vertebrados ao homem, as zoonoses (dengue, zika, chikungunya, malária, leptospirose, raiva e outras) podem levar a morte e por isso devem ser alvo de campanhas preventivas permanentes. Atenta a isso, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, promove a ação Entenda Bichos, nesta quarta-feira (6/7), quando se celebra o Dia Mundial das Zoonoses. A atração ocorre na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro, altura do nº 324), com equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Gratuito, o evento destaca uma mostra com os principais animais vetores ou mesmo aqueles que, tendo substância venenosa própria, transmitem doenças ou causam sintomas relevantes à saúde humana. Os profissionais da Secretaria da Saúde vão explicar sobre os habitats desses animais, os cuidados para evitarmos criadouros ou mesmo a presença deles dentro de casa. Os participantes também receberão panfletos de orientação.

BICHOS À MOSTRA

Na tenda temática, o CCZ reúne ratos, carrapatos, escorpiões, cobras, larvas diversas, mosquitos de diferentes espécies, moluscos e morcegos, com intuito de aproximar o público sobre a existência e também sobre a importância de cada um contribuir com os cuidados no dia a dia para evitar a presença desses animais vetores das zoonoses. O Entenda Bichos faz parte dos serviços gratuitos prestados por essa Divisão de Vigilância à Saúde e pode ser solicitada para ser levada para instituições de ensino ou outros locais, quando necessário. Para isso, basta entrar em contato com o CCZ nos telefones (11) 4365-3349/4694 ou (11) 4367-3306.

COMBATE ÀS ZOONOSES

 O município conta com monitoramento diário, realizado pelas equipes da Saúde, por todos os territórios da cidade contra as zoonoses, em especial, contra aquelas transmitidas pelo mosquito. Só no 1º trimestre deste ano, mais de 71 mil imóveis foram vistoriados e mais de 20 ações educativas realizadas, em locais diferentes de São Bernardo. Em caso de dúvidas ou para denúncias sobre focos do mosquito ou de criadouros, basta entrar em contato pelo Disk-Dengue: 0800-19 55 65 ou pelo e-mail ccz@saobernardo.sp.gov.br.

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Comente aqui