Data: 09/11/2019 12:21 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Em São Bernardo, Mercadão do Rudge Ramos completa 51 anos neste sábado

Centro de compras está entre os principais patrimônios histórico-culturais da cidade, reunindo mais de 60 lojas


Em São Bernardo, Mercadão do Rudge Ramos completa 51 anos neste sábado
Em São Bernardo, Mercadão do Rudge Ramos completa 51 anos neste sábado

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, celebra neste sábado (09/11) os 51 anos do Mercadão do Rudge Ramos, um símbolo da região e do desenvolvimento do município. O tradicional hábito de ir ao mercado municipal está ainda onipresente entre as famílias locais, tanto que os números do Mercadão confirmam isso: pela casa de carne Cardicar, estabelecimento mais antigo, são vendidos cerca de 4 mil quilos de carne, por semana.

Pelos corredores, aproximadamente 20 mil pessoas circulam todo mês. De acordo com os lojistas, o que mais atrai o público é a ampla variedade, com alta qualidade e a facilidade de estar próximo de importantes vias da cidade. “O Mercadão do Rudge reúne todos os elementos que agradam os moradores: opções para a compra da semana, possibilidade de ver os amigos ou vizinhos, corredores confortáveis e a proximidade dos lojistas com as preferências de quem já frequenta o local”, avaliou o secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli.

Para Rodrigo Papadopoli, sócio-proprietário da casa de carnes, há relação com a região e a consolidação do negócio de família. “Minha avó assistiu à inauguração desse local, acompanhou a evolução de todos aqui e também do próprio açougue que, hoje, reúne outros produtos”, contou.

Também frequentador do Mercadão, o prefeito Orlando Morando ressalta a importância desse ponto de compras. “Mais que oferecer soluções e produtos para o nosso dia-a-dia, os lojistas desse espaço de compras e conveniência fazem parte da vida do bairro e das famílias que por aqui circulam. Esse espaço contribui para resgatar o hábito de revermos familiares e amigos do bairro, tornando-nos mais próximos da cidade e, consequentemente, desse patrimônio da nossa cidade”, reforça.

Inaugurado em 1968, o mercadão conta com 65 lojas, com diversos tipos de produtos, que vai das verduras, legumes, carnes e laticínios a calçados, roupas, papelaria e utensílios domésticos. O Mercado Municipal do Rudge Ramos funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h, e está localizado na Avenida Caminho do Mar, 3.344, bairro Rudge Ramos.

PROGRAMAÇÃO

As atrações da festa de 51 anos do Mercado Municipal deverão agitar este sábado, trazendo atrações para todos os gostos, com entrada gratuita. Além de fazer as compras, moradores e visitantes poderão contar com a animação de artistas circenses, da música e outras manifestações culturais, das 11h às 19h.

11h - Kiendaiko Grupo de Taiko – O grupo combina a força flamejante que carrega em seu próprio nome a garra e o esforço do povo japonês e a diversidade e alegria do povo brasileiro.
12h – Apresentação dos alunos da Oficina Cultural de Dança de Salão - Flashback Anos 70 com o professor Sley de Oliveira.
13h – Intervenção de Circo com Coletivo Menelão – Nesta apresentação, os palhaços e palhaças, em espaços diversos, compartilham canções, cenas, poesias e trapalhadas sempre em formato de celebração.
13h30 – Seresta Lúmen - Com 28 anos de trajetória, o Serestas Lúmen dedica-se à MPB, reunindo composições de seresteiros das décadas de 20 e 30 até compositores contemporâneos.
14h30 – Intervenção de Circo com Coletivo Menelão - Nesta intervenção os palhaços e palhaças, em espaços diversos, compartilham canções, cenas, poesias e trapalhadas sempre em formato de celebração.
15h – Pedro Paulo e Dito Costa - A dupla trará interpretações do melhor da música de raiz caipira.
16h – Dó Ré Brinká - Apresentação de histórias, contos tradicionais, fábulas e lendas por meio da música.
17h – Coral Municipal de São Bernardo do Campo - Apresentação do Coral, com a regente Simone Strublic e pianista Tânia Tonus.
18h – Meramolim - O cantador, filósofo e compositor Meramolim em sua obra resgata a riqueza cultural da região nordestina, o lamento sertanejo dos retirantes, as cantigas das lavadeiras de beira de rio e cacimba de areias, as sagas dos cangaceiros e beatos do sertão, a literatura de cordel, as emboladas e repentes dos cantores de feira, e os aboios dos vaqueiros.
19h – Roda de samba com João Fernandes e Tatiana Bueno – A dupla estará acompanhada de Cássio Soares na Percussão, Gabriela Coelho na Flauta Transversal e Saxofone.
Das 12h às 16h, haverá espaços para pintura facial e escultura de bexigas, com Júlio César Mattos. E, ainda a exposição fotográfica “Pelos Olhos das Câmeras”, produzida pelos alunos da Oficina de Fotografia da Paulicéia.

Em São Bernardo, Mercadão do Rudge Ramos completa 51 anos neste sábado
Em São Bernardo, Mercadão do Rudge Ramos completa 51 anos neste sábado

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Comente aqui