São Bernardo Música

São Bernardo leva música instrumental para os alunos da rede municipal

Nova edição do Projeto Crescer com Música será realizada hoje (25/09), com estudantes da EMEB Cora Coralina, do Parque Selecta

  • Data: 25/09/2019 09:09
  • Alterado: 25/09/2019 09:09
  • Autor: Ana Carolina Martins
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo leva música instrumental para os alunos da rede municipal

Prefeitura de São Bernardo leva música instrumental para os alunos das escolas municipais

Crédito:Divulgação

Alunos da rede municipal de São Bernardo aprendem ritmos brincando. Desde junho de 2017, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, promove o projeto “Crescer com Música” no Teatro Martins Pena, na Vila Gonçalves. Ao todo, cerca de 3.500 crianças, de 3 a 5 anos, de 35 escolas, já participaram da ação, que acontece sempre na última quarta-feira do mês, às 9h. Hoje (25/09) será a vez da EMEB Cora Coralina, do Parque Selecta.

Com alguns integrantes da extinta Banda Sinfônica de São Bernardo e de professores do espaço, o grupo realiza uma apresentação didática utilizando os instrumentos clarinete, violoncelo, percussão e piano. Com o olhar atento dos alunos, os integrantes explicam, a cada música, as características e manuseio do equipamento.

O prefeito Orlando Morando destaca a importância do projeto. “Desde o início, esta gestão tem feito uma série de ações a fim de incentivar a cultura e a inserção de crianças, jovens e adultos no universo das artes, além de estimular a formação de público”, afirmou.

Segundo o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, o objetivo é incentivar a apropriação dos espaços culturais e preparar as crianças para o despertar de uma consciência musical. “Este evento propicia o desenvolvimento de suas memórias auditivas, auxiliando na escrita e leitura”, disse.

Canções como Aquarela, do Toquinho, temas de filmes infantis como Aladdin, Família Addams, Rei Leão, além de música popular brasileira como cirandas e Asa Branca, de Luiz Gonzaga, fazem parte do repertório.

Centro Livre de Música (CLM) – O Teatro Martins Pena também possui o Centro Livre de Música (CLM), com cursos de teoria musical, viola caipira, violão, acordeom, metais, madeiras e cordas, além do grupo de canto coral municipal, infantil e de formação. Com dois anos de existência, o espaço conta com 1.120 alunos, que se apresentam pelos espaços da cidade, levando e incentivando a musicalidade.

Além disso, possui parcerias com o Coral Bicchieri D’oro e Orquestra de Viola Caipira, bem como com o Fundo Social de Solidariedade realizando aulas nas entidades.

Mais informações pelo portal www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Serviço:

Centro Livre de Música/Teatro Martins Pena

Praça Marquês de Alegrette, 44, Vila Gonçalves. Tel.: 4123 7891.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação Prefeitura de São Bernardo leva música instrumental para os alunos das escolas municipais










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados