Data: 05/08/2017 10:10 / Autor: Leandro Baldini / Fonte: Secom - PMSBC

São Bernardo lança núcleo de empresas e empreendedorismo

Alinhado a plano inovador, ação, denominada de CEITEC (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), vai funcionar no antigo Espaço Henfil


Inauguração CEITEC
Inauguração CEITEC

Crédito: Gabriel Inamine

Em mais um plano de alinhamento do município ao polo do desenvolvimento econômico sustentável, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou, nesta sexta-feira (04/08), o CEITEC (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), ação inédita no município para unir empreendedores e diferentes segmentos empresariais bem como centros de pesquisas, universidades e escolas técnicas para a troca de conhecimento.

O programa foi inaugurado pelo prefeito Orlando Morando na Avenida Getúlio Vargas, 1457, Baeta Neves, local que do antigo Espaço Henfil, mas que ficou abandonado por muitos anos, sem qualquer utilidade. O ato de lançamento foi prestigiado por muitos empresários do município, do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e diretor da Volkswagen, Antonio Megale, da diretora da UFABC, Ana Patrícia Morales Vilha, pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, pelo titular de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, demais secretários da Administração e vereadores da base aliada.

“Este passo obedece ao nosso plano de governo. Houve um empenho muito grande do governo para viabilizar este caminho, que vai ser contínuo. Pela busca por futuro da cidade, pela região”, discursou Morando.

Durante a inauguração, o chefe do Executivo interagiu com grupos que apresentavam seus produtos, como o engenheiro e pesquisador Eduardo Milan, que produziu um modelo diferenciado de cadeira de rodas, com motor elétrico. “Um projeto como este vai possibilitar a parceria com empresas. Estou muito entusiasmado”, disse.

Também engenheira, Bárbara Artioli está há seis meses dedicada na fabricação de próteses e simuladores faciais. “Cada vez mais espaços como este auxiliam no fortalecimento de novas ideias”, comentou.

Alunos do 5º ano de engenharia da Faculdade Unifei também marcaram presença, com um modelo inovador de concreto. “É mais forte do um concreto comum, com alto desempenho, que poderá chegar no mercado com um preço mais acessível”, argumentou a estudante Mayara Monma.

“A perspectiva da chegada de futuros empreendedores e de novas empresas é grande. Todos receberam muito bem o CEITEC e nós pavimentamos um plano sólido”, destacou Minami.

ASSINATURA – O ato também foi marcado pela assinatura de chamada pública para a captação de projetos. Podem se inscrever estudantes, universitários, empresários, pessoas independentes, o único requisito é ter um projeto, ideia que apresentem características claras de empreendedorismo e inovação tecnológica.

“Em muitas vezes, uma pessoa tem uma grande ideia, um potencial, mas não tem lugar, estrutura. Não podemos deixar isso desamparado”, adicionou Morando.

AVALIAÇÃO – Presidente da Anfavea, Megale elogiou o plano e destacou a importância da iniciativa. “Só cabe a elogiar, porque estamos em um momento delicado em nossa economia, que requer criativa e desenvoltura para buscar melhores resultados”, pontuou.

Diretora da UFABC, Ana Patrícia exaltou a ação e destacou que a Universidade vai ter papel de parceria. “Para nós da UFABC, vai servir como um canal, que hoje é deficitário em nossa região. Uma iniciativa como esta vem para se perpetuar. Vamos estreitar nossa participação neste trabalho”, considerou.

Comente aqui