Data: 08/11/2019 16:22 / Autor: Vivian Rossi / Fonte: PMSBC

São Bernardo intensifica Novembro Azul com Dia D neste sábado

As 34 UBSs da cidade estarão abertas exclusivamente para atender aos homens, com atividades de orientação, prevenção e tratamento contra o câncer de próstata


Prefeitura de São Bernardo intensifica Novembro Azul com Dia D neste sábado
Prefeitura de São Bernardo intensifica Novembro Azul com Dia D neste sábado

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Neste sábado (09/11), das 8h às 17h, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o Dia D da campanha nacional do Novembro Azul. As 34 UBSs estarão abertas para atendimento exclusivo ao público masculino e oferecerão atividades de orientação, prevenção e tratamento contra o câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem.

A expectativa é atender 2.000 pessoas durante todo o dia. O intuito é  conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e os benefícios de cuidar da saúde. Também serão discutidos temas como doenças sexualmente transmissíveis, além de oferta de orientações sobre hipertensão, diabetes, males causados pelo consumo de álcool e tabaco e também os ganhos da prática de exercícios físicos rotineiros.

A programação varia de acordo com cada UBS. Para participar, o munícipe deve ir até a unidade mais próxima de sua casa e apresentar um documento com foto, acompanhado da carteirinha da UBS. De 04 de novembro, quando as atividades foram iniciadas, até o dia 07 (sexta-feira), foram realizados 11.470 atendimentos voltados a este público em todas as UBSs.

“Estamos abrindo as portas neste sábado, especialmente para aqueles que não têm a oportunidade de vir durante a semana. A partir dos 40 anos, é recomendável frequentar o médico urologista todo ano. Se a doença for diagnosticada logo no início, as chances de tratamento e de cura são muito maiores”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

DIAGNÓSTICO – Referência municipal para o tratamento oncológico, o Hospital Anchieta realizou em 2019, 219 biopsias de próstata e 49 cirurgias. A rede municipal ofertou mais de 28 mil exames de dosagem de antígeno prostático específico (PSA). Todos os pacientes que participarem do Dia D e apresentarem qualquer alteração em seus exames, serão encaminhados para dar continuidade ao trabalho nos equipamentos da rede municipal de Saúde.

Comente aqui