Data: 04/04/2020 09:54 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

São Bernardo inicia distribuição de kits do Merenda Solidária para famílias de baixa renda

No primeiro dia do programa, 2.000 kits foram entregues para pais e mães de alunos da rede municipal de ensino; Meta é contemplar 29 mil pessoas nesta primeira etapa


A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta sexta-feira (03/04) a distribuição dos primeiros kits do Programa Merenda Solidária. Ao todo, 2.000 pessoas foram beneficiadas neste primeiro dia da ação, cujo objetivo é garantir alimentação adequada para famílias de crianças matriculadas na rede municipal de ensino que estejam cadastrados no Cadúnico, responsável por mapear às pessoas em maior vulnerabilidade social da cidade.

Criada pelo prefeito Orlando Morando, a medida é mais uma ação emergencial adotada pela Prefeitura São Bernardo para auxiliar famílias de baixa renda do município durante o combate à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). Coordenada em conjunto pelas secretarias de Assistência Social e Educação, a ação irá atender nesta primeira etapa 29 mil pessoas.

Caso da dona de casa Marielle Silva dos Santos, 20 anos. Desempregada atualmente, ela retirou seu kit nesta sexta-feira na EMEB Claudemir Gomes do Vale, no bairro Montanhão, onde seu filho Daniel, de 5 anos, estuda. "Essa cesta vai me ajudar muito minha família neste momento difícil que estamos passando. Fico grata pela Prefeitura realizar esta ação, numa fase de dificuldade para tantas pessoas", conta.

O sentimento de gratidão também foi compartilhado pela dona de casa Carina Pinto Soares Barbosa, 24, que atualmente vive apenas de benefício do Bolsa Família para sustentar suas duas filhas: as pequenas Hagaata, 8, e Lorena, 6. "Neste momento de quarentena, não estamos conseguindo sair de casa nem para fazer bico. Com isso, fica muito complicado nossa situação. Esse kit veio em boa hora e irá ajudar bastante a gente".

Nesta primeira etapa do programa, a Prefeitura irá centralizar a distribuição dos kits nas áreas com maior número de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. São elas: Jardim Represa, Areião, Montanhão, Parque Los Angeles, Parque Imigrantes e Pós-Balsa. Na segunda-feira (06/04), os kits serão entregues ainda nos bairros: Batistini, Alvarenga, Parque Esmeralda e Cooperativa.

Cada kit entregue as famílias é composto com os seguintes itens: arroz, feijão, açúcar, óleo, sal, leite em pó, macarrão, extrato de tomate, farinho de trigo, biscoito e achocolatado. Segundo a Secretaria de Educação, a quantidade alimentar é durável por 14 dias.

Na prática, o Merenda Solidária é uma iniciativa para proteger e cuidar das famílias de São Bernardo neste período de quarentena, em que os alunos da rede municipal estão afastados da rotina escolar.

APOIO
Durante a entrega dos kits, a Secretaria da Assistência Social terá equipes em todas as unidades de ensino de São Bernardo para realizar o cadastro de famílias que não possuem o CadÚnico. Neste caso, após mapeando da Administração municipal, esses moradores poderão ser contemplados com doações feitas pelo Fundo Social de Solidariedade que tem arrecadado doações da iniciativa privada.

ENTIDADES
Com apoio de entidades, o Fundo Social também realizou nesta sexta-feira doações de mantimentos para idosos com mais de 60 anos cadastrados no Saúde da Família. O repasse está sendo permitido após a instituição da Central de Recebimentos, que já arrecadou mais de 2.500 itens em alimentos, além de mais de 3.000 produtos de limpeza e outros mais de 1.800 em higiene pessoal.

"Neste momento de pandemia, muitas empresas e moradores têm dado o exemplo da solidariedade ajudando aos mais necessitados", afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo.

Crédito: Omar Matsumoto\PMSBC

Comente aqui