Data: 03/08/2015 09:36 / Autor: Ana Lucia Almeida / Fonte: PMSBC

São Bernardo ganha mascote

Personagem Batata foi escolhido por representar a história dos são-bernardenses, antigamente conhecidos por “batateiros”


A cidade de São Bernardo do Campo ganhou uma mascote, e é uma batata. A escolha de um personagem representando o tubérculo está diretamente relacionada à história da cidade, uma vez que os são-bernardenses antigamente eram chamados “batateiros”.

O personagem começou a aparecer timidamente no dia 1º de julho, nas postagens da página oficial da Prefeitura no Facebook e no Portal www.saobernardo.sp.gov.br. Em seguida, saiu do mundo digital para algumas campanhas em outdoor, despertando a curiosidade de quem passava. No dia 28 de julho, nosso personagem finalmente se revelou de corpo inteiro em nova postagem do Facebook, pondo fim ao suspense.

A iniciativa de criar uma mascote para o município partiu da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que a partir deste ano intensificou o trabalho de comunicação com a população por meio das mídias sociais. “Nosso intuito foi o de estabelecer uma relação mais próxima entre os moradores e a Administração Municipal”, explica o secretário de Comunicação, Fábio Cassetari.

De acordo com o secretário, o trabalho que vem sendo desenvolvido acompanha o novo movimento gerado a partir da intensificação do uso das redes digitais de informação, e tem como premissa levantar os interesses da população para oferecer conteúdo relevante.

“Detectamos que o interesse pela história da cidade era latente e, naquele momento, estávamos procurando por algo com o qual o morador de São Bernardo se identificasse. Tivemos a ideia de criar uma mascote que unisse as duas coisas e, assim, surgiu o Batata”, completa Cassetari.

Com jeito simpático e sempre cheio de energia, o Batata tem como missão resgatar a história do município para que a população conheça mais sobre suas raízes e, principalmente, o porquê de os são-bernardenses serem chamados batateiros. Além disso, ele terá papel importante na divulgação de informações de interesse dos moradores: programação cultural e esportiva, realizações, serviços de utilidade pública e mensagens diversas.

PRESENÇA – Apesar de “morar” nos meios digitais, o novo batateiro da cidade também será visto nas peças publicitárias institucionais e, algumas vezes, surpreenderá aparecendo fisicamente em alguns eventos para interagir com a população.

Sua primeira aparição física foi neste domingo (2), na 13ª Meia Maratona de São Bernardo do Campo, marcando a abertura dos festejos de aniversário de 462 anos da cidade. Durante os eventos, o boneco irá sempre levar alguma mensagem para o público, além de tirar fotos com adultos e crianças que posteriormente serão publicadas na página da Prefeitura no Facebook/PrefSBC. 

Comente aqui