Data: 21/09/2019 11:20 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

Em São Bernardo, evento Sou CER celebra mês da pessoa com deficiência

Prefeito Orlando Morando participou de ação promovida pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) IV, nesta sexta-feira


Em São Bernardo, evento Sou CER celebra mês da pessoa com deficiência
Em São Bernardo, evento Sou CER celebra mês da pessoa com deficiência

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Em comemoração ao Setembro Verde – dedicado à inclusão e visibilidade da pessoa com deficiência –, a Prefeitura de São Bernardo realizou nesta sexta-feira (20/09), no Parque Engenheiro Salvador Arena, o evento Sou CER, voltado à interação e manifestação cultural dos pacientes atendidos pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) IV, localizado no Jardim Hollywood. O equipamento é referência no tratamento das quatro deficiências: visual, auditiva, física e intelectual, no Estado de São Paulo.

A iniciativa teve como objetivo oferecer uma atividade diferenciada aos pacientes atendidos, sensibilizar a população sobre a importância da inclusão, além de diminuir preconceitos. Das 10h às 14h, o espaço ofereceu uma série de atividades culturais, de lazer, promoção de saúde, além de piquenique coletivo, como recepção do público com super-heróis, entrega de balões na cor verde, brincadeiras infantis, apresentação de dança e de música e aulas de zumba.

“Setembro é o mês que buscamos dar visibilidade à pessoa com deficiência, porque no Brasil, infelizmente, o deficiente ainda sofre preconceito e exclusão. Em São Bernardo, desenvolvemos uma série de ações voltadas à integração destas pessoas, tanto nas áreas de Saúde, cultural e educacional, sempre visando garantir melhores condições de visa a este público”, destacou o prefeito Orlando Morando. A ação também contou com participação do secretário-adjunto de Saúde, Edson Nakazone, da diretora de Atenção Especializada, Fátima Sanchez, e da coordenadora do CER IV e Equoterapia, Renata Rocha.

Hoje, o CER IV realiza cerca de 11,5 mil atendimentos por mês, contando com corpo de funcionários formado por 160 profissionais, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionista, otorrinolaringologista, serviço social, neurologista, entre outros. “Esta ação é um exercício de cidadania e inclusão. Mais do que consultas clínicas, estamos promovendo oportunidade de interação, dando direto de expressão a estas pessoas”, completou Nakazone.

MELHORIAS

Desde 2017, o serviço especializado de reabilitação vem passando por uma série de melhorias, como a reestruturação do Centro Municipal de Equoterapia, no Nova Petrópolis, e a recuperação da piscina para fisioterapia aquática. Além disso, a Prefeitura alterou o itinerário da Linha-53, que atende o CER IV. A linha passou a circular pela Rua Warner até acesso à Rua Eduardo Yoshimoto, facilitando o acesso dos pacientes, que muitas vezes usam cadeira de rodas e muletas.

Comente aqui