Data: 12/09/2019 17:50 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

São Bernardo entrega Pronto Atendimento 24h e revitalização de UBS no Taboão

Entrega do PA 24h marca mais um compromisso de campanha cumprido pelo chefe do Executivo; unidade vai realizar cerca de 4,4 mil atendimentos por mês


Prefeito Orlando Morando entrega Pronto Atendimento 24h e revitalização de UBS no Taboão
Prefeito Orlando Morando entrega Pronto Atendimento 24h e revitalização de UBS no Taboão

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quinta-feira (12/09) o novo Pronto Atendimento (PA), com funcionamento 24h, e as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Taboão. A entrega garante a volta do serviço de Saúde ininterrupto aos moradores da região, além de marcar mais um compromisso de campanha cumprido pelo chefe do Executivo. Além do PA 24h, a UBS do bairro também passará a atuar em horário estendido – até as 22h – dentro do programa Saúde na Hora, do governo federal. A UBS Taboão é a quarta na cidade a ampliar o horário de funcionamento.

O novo PA Taboão contará com equipe médica socorrista para adultos e crianças, serviço de medicação e atendimento de urgências. A expectativa é realizar cerca de 4.400 atendimentos por mês. O local conta com recepção, classificação de risco, dois consultórios, sala de emergência, sala de observação, sala de medicação, sala de inalação, farmácia – com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h –, além de base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

“Foi um erro do governo passado fechar o Pronto-Socorro do Taboão, por uma questão lógica. Este é o bairro mais afastado da região central da cidade e o deslocamento para equipamentos de urgência é mais difícil. Dependendo da gravidade do caso, essa viagem pode ser fatal. Estamos devolvendo um direito que foi tirado de maneira equivocada dos moradores daqui”, destacou o prefeito Orlando Morando. A instalação do novo equipamento está orçada em cerca de R$ 700 mil, englobando obras, mobiliário, materiais de consumo e outros.

UBS Taboão até as 22h – Fechada em fevereiro para início das obras de adequação, a UBS Taboão passou por uma completa reforma para revitalização, inclusive na praça localizada em frente à unidade, que recebeu uma Academia de Saúde, onde irá oferecer práticas corporais, atividades físicas e promoção da alimentação saudável, por meio de monitores do programa De Bem com a Vida. A partir desta sexta-feira (13/09), o local passará a funcionar das 7h às 22h, com oferta de atendimento de saúde bucal, vacina e farmácia em horário estendido.

“Esta unidade estava caída. Foram feitos apenas remendos, que não sanaram a situação. Havia risco sério de acidente neste local. Hoje, estamos entregando uma das UBSs mais bonitas, seguras e confortáveis do município”, comentou o secretário de Saúde. Também participaram da cerimônia de entrega a deputada estadual, Carla Morando, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, além de outras autoridades e moradores do entorno.

Entre os serviços realizados na unidade estão reparos em rachaduras, conserto de infiltrações, troca de pisos, reforma da cobertura, pintura, renovação de equipamentos e instalação de pontos de informática para o prontuário eletrônico e painéis de chamada do paciente. Durante o período de obras os pacientes foram realocados para as UBSs Pauliceia e Rudge Ramos, por meio de microônibus gratuito, fornecido pela Prefeitura.

Comente aqui