Data: 13/03/2020 09:13 / Autor: Kati Dias / Fonte: PMSBC

São Bernardo divulga artistas selecionados para participar do “Clipcult”

Prefeitura de São Bernardo divulga os contemplados em projeto que realiza gravação gratuita de videoclipes de músicos do ABC


My Choice - Official Video
Trinta e dois artistas foram escolhidos para participar do “Clipcult”, ação realizada pelo Centro de Audiovisual (CAV) e Secretaria de Cultura e Juventude fortalece a indústria criativa da região
Trinta e dois artistas foram escolhidos para participar do “Clipcult”, ação realizada pelo Centro de Audiovisual (CAV) e Secretaria de Cultura e Juventude fortalece a indústria criativa da região

Crédito: Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, incentiva a divulgação de artistas do ABC e ainda proporciona a chance de estudantes do Centro de Audiovisual (CAV) a colocar a mão na massa. Trinta e dois artistas foram escolhidos por uma comissão entre os 66 inscritos por meio de edital publicado no fim de 2019. (Lista com os vencedores estará no fim do texto).

Os músicos selecionados terão direito a produção de um videoclipe de uma música escolhida por eles e já gravada (mixada e masterizada). As gravações ocorrerão todas as últimas quartas-feiras do mês no Teatro Lauro Gomes. A captação de imagem e som é feita por alunos do CAV, sem custos para os artistas. No mercado, um custo de um clipe pode girar entre R$ 30 a 40 mil. Eles também fazem a edição, efeitos e videografismo.

A banda Autovoid Redemption, do músico Davi Calherani, foi uma das escolhidas na primeira edição do projeto. Para ele, o grupo alcançou resultados excepcionais depois de gravar o videoclipe com a iniciativa. “Obtivemos uma boa repercussão de nosso público. Fomos muito elogiados pela qualidade do vídeo, que é profissional”, disse.

Entre as vantagens listadas por Calherani ao participar do “Clipcult” foi o de não ter gastado com filmagem e edição, ter conhecido outras bandas que participaram do projeto, trocando materiais e experiências na área musical e no que diz respeito à filmagem e produção de vídeo. “As bandas ganham duas vezes: uma com o clipe e outra por poder mostrar o trabalho ao vivo!”, afirmou.

A contrapartida é os artistas se apresentarem em um equipamento cultural, sem custos para os cofres públicos. No projeto, não há repasse financeiro, de transporte ou de alimentação para os selecionados.

A Autovoid Redemption é uma banda de stoner metal, com sete anos de existência e originada em Santo André. Além do Davi (vocal e guitarra), o grupo conta com Júlio Baptista (baixo) e Rafael Marim (bateria). A canção gravada na ocasião foi a “My Choice”. Entre os escolhidos há diversidade musical, como samba, MPB, rock, sertanejo, entre outros ritmos.

3 ANOS DE SUCESSO – Este é o terceiro ano do “Clipcult”, que começou em 2018 como projeto-piloto. Neste período foram produzidos 26 clipes.  “Neste formato, todo mundo ganha. O artista que poderá divulgar seu trabalho com um videoclipe de qualidade e os estudantes do CAV, que são colocados na prática de produção”, afirmou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazelli.

Para o prefeito Orlando Morando, trata-se de um projeto exemplar, que segue os critérios de austeridade fiscal. “Além de contribuir com a produção musical e a indústria criativa da região, incentiva o aprendizado e fortalece a cultura da cidade, pois os músicos podem apresentar seu trabalho à população. Tudo isso sem custos para a Prefeitura”, finalizou.

Confira os selecionados do Clipcult 2020:

Zé Campelo

Laerte Marque      

Letall

Miryan Lopes         

Re-Brincando - Arte e Diversão 

Submerso   

Banda Elephant Stone    

Cake Lee    

De Carne e Flor     

Duo Fryvan

Eder Palmieri         

Eramir Neto

Hellroad      

Los Batateros         

Soulzera     

The Melties 

The Monic   

Varal Estrela

Basilios       

Elucubro     

Grinding Reaction

Grupo Nosso Canto         

Leonardo Rios       

Orpheu Negro        

Rhegency   

Teorias do Amor Moderno

Bajaus         

Lord Caboclo         

Maya Pires  

Romero      

Uno Sobral 

Vibração Sol

Comente aqui